Entidades

O Coral Misto Concórdia de Palmas foi fundado no dia 03 de outubro de 1901. Conta com 15 vozes sob a regência de Telmo Korner. O Coral promove anualmente um Encontro de Corais e participa de eventos religiosos, sociais e culturais no município e região. Presidente Neusa Magedanz.



Associação de Cantores Concórdia de São Caetano, iniciou suas atividades em abril de 1932. O grupo tem presença marcante em eventos comunitários, religiosos, sociais e culturais no Vale do Taquari e do Rio Pardo. Tem na regência, Telmo Körner.


Coral Municipal de Arroio do Meio foi fundado em 13 de agosto de 1975 e tem na regência  Martin Alexandre Altevogt. Cantando do popular ao erudito, o Coral participa de festivais, encontros e celebrações no município e região. O COMAM traz como lema “Onde há canto celebra-se a vida”.

Coral Misto Palmas Sul foi fundado em março de 1984 no distrito de Palmas. O Coral tem participação efetiva em eventos comunitários, religiosos e culturais no município e região. Possui repertório variado, do cancioneiro popular ao sacro. Conta com 25 vozes sob a regência de Roque Teloken. 



Vocal Nota Livre foi fundado em março de 1993 e conta atualmente com 17 vozes sob a regência de Maria Fernanda Giacomet. Tem como principal objetivo o estímulo do canto conjunto, utilizando a música como caminho para o aprimoramento vocal e difusão do canto coral no município e região. No repertório do grupo constam canções diversas, contemplando diferentes épocas, estilos e idiomas.



Coral Vozes da Forqueta foi fundado em maio de 2004 no distrito de Forqueta. Sob a regência de Paulo Roberto Haas, o grupo conta com 35 integrantes de diferentes faixas etárias. O Coral formou, ao longo dos anos, um amplo repertório e inúmeras participações em encontros de corais e festividades comunitárias.


Grupo Teatral FoiceAcena foi fundado em 2000, a partir de uma turma de jovens que se reuniu para fazer oficinas de teatro. Desde o início, o grupo é dirigido por Iselda Pelison e composto essencialmente por elenco jovem. Na trajetória do grupo, várias peças e esquetes teatrais apresentadas no município e região.


CTG Querência do Arroio do Meio foi fundado em 1984 e está instalado atualmente em amplo parque temático às margens da RS 130. A entidade sedia anualmente em novembro o Rodeio Crioulo Estadual, além de diversos eventos artísticos, sociais, culturais e campeiros. A invernada artística reúne prendas e peões de diversas idades trazendo como lema “Gaúcho em qualquer chão”.


Associação Cultural e Musical de Arroio do Meio (ACMA)


Grupo de Danças Folclóricas Helmuth Kuhn foi fundado em março de 1983, pelo Senhor Helmuth Kuhn, com o intuito de resgatar e divulgar a cultura germânica, por meio da dança e do teatro. Atualmente é formado por 160 integrantes distribuídos nas categorias Mirim, Infanto-Juvenil,Juvenil, Semi-oficial e Oficial. O grupo vê na dança e no teatro uma forma de resgatar as tradições, cultivar e divulgar a cultura alemã, de geração em geração, oferecendo aos seus integrantes uma opção sadia de conhecimento e lazer.


Grupo Folclórico Alemão Frohsinn iniciou sua caminhada em 1989 junto à Comunidade Evangélica de Forqueta. Foi oficializado em 1991 e é formado atualmente por 120 integrantes, divididos nas categorias Mirim, Infanto-Juvenil, Juvenil, Semi-oficial, Oficial e Casados. Em suas apresentações, o grupo contagia o público com a alegria das danças e com o multicolorido de seus trajes folclóricos. Suas distintas categorias participam de vários encontros folclóricos, eventos comunitários e culturais no município e nos Vales do Taquari,Caí e Rio Pardo.

Associação dos Artesãos Arroio do Meio em Arte mantém ponto de venda fixo na Rua Gustavo Wienandts, 509, ao lado da Emater. Realiza feiras de artesanato no 1º e 3º sábado de cada mês, junto à Feira do Produtor na Rua de Eventos. O grupo também participa ativamente de vários eventos municipais e coordena a elaboração da decoração comunitária de Páscoa e Natal.


Projetos: 
O Núcleo Municipal de Cultura é cadastrado no sistema Pró-cultura RS. Atualmente é proponente, via Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS do projeto Cultura, Sociedade e Igrejas: A comunidade de Arroio do Meio escreve a sua história. O projeto propõe a publicação de um livro escrito “a várias mãos”, com destacada participação da comunidade. Com mais de 700 páginas, o livro envolve as comunidades Católica e Luteranas (IELB e IECLB), trazendo informações sobre a história, aspectos e atividades sociais, culturais e religiosos do município.

Responsáveis

Paulo Haas

Coordenador

Endereço

  R. Visc. do Rio Branco, 604  Bairro: Centro
    Arroio do Meio/RS

Notícias Relacionadas a este Departamento

20/10/2022

Delegação de Boppard permanece em Arroio do Meio até 28 de outubro

O grupo é formado por nove jovens e um coordenador, no caso o prefeito de Boppard, Jörg Haseneier


25 ago 2022

Inscrições para novas soberanas de Arroio do Meio abrem dia 1º de setembro

As inscrições devem ser feitas na Casa do Museu, até 7 de outubro, no horário de expediente da prefeitura (8h às 11h45min e 13h30min às 16h45min).


17 ago 2022

Casa do Museu recebe até dezembro a exposição “Um passo no meu espaço”

Objetos históricos como máquinas de costura, ferro de passar, banheira pediátrica fazem parte da exposição


27 jun 2022

“Sobre resistir, sonhar e esboçar a vida” é a nova exposição da Casa do Museu

A exposição com cerca de 60 obras fica aberta ao público até agosto


Todas as notícias