SIGNIFICADO DO NOME

A cidade recebeu este nome pois está situada junto ao Arroio com este nome, cuja denominação é devido a seu posicionamento entre o Arroio Forqueta e o Arroio Grande.

BANDEIRA

A bandeira municipal foi uma criação das irmãs Eda e Amélia do Colégio São Miguel. Sua cor predominante é verde. Possui uma faixa branca em diagonal e no centro da bandeira está o brasão do município.

HINO

Com a participação dos alunos do Seminário Coração de Jesus, foram elaboradas poesias, que adaptadas, deram origem à letra do Hino de Arroio do Meio.

Os autores da letra do Hino foram o Pe. João Alberto Hickmann e Pe. Heitor Rossato.

A música é de Cláudio Kerbes.

Salve flor, dentre as flores queridas
Terra moça, formosa e gentil
Salve Arroio do Meio em que a vida
No trabalho faz grande o Brasil

Salve Arroio do Meio brilhante
Como a luz no esplendor do arrebol,
Teu porvir é porvir de gigante
D´ um futuro ridente de sol!

Salve Arroio do Meio formoso
Terra nobre, que encanta e sorri,
O teu povo se imola ditoso
Pela pátria, por Deus e por ti!

No trabalho teu povo incansável,
Generoso derrama suor
A regar esta Terra adorável
E a fazê-la mais rica e melhor!

BRASÃO

Em 03 de outubro de 1968 foi definido o brasão do município. É um escudo português dividido em duas partes. Na primeira parte há um campo separado em duas linhas representando os 3 afluentes do Rio Taquari: Arroio Forqueta, Arroio do Meio e Arroio Grande. Na linha central aparece uma estrela, simbolizando o no nome do município (sobre o Arroio do Meio). Abaixo, em sentido horizontal, o Rio Taquari, no qual desembocam os três arroios. Na parte inferior do escudo encontra-se uma espiga de milho e um ramo de soja, representando as principais culturas do município. Na faixa da base do brasão temos o nome do município e ao lado as datas: 1853 – Fundação da Colônia de Arroio do Meio e 1934 – Emancipação do município. Na parte superior do escudo, um mural com quatro castelos, representando os quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Eclesiástico. Este símbolo é usado em todos os papéis e documentos emitidos pela prefeitura.

HIBISCO

Adotada como flor oficial de Arroio do Meio, o Hibisco é popularmente conhecido como Mimo-de-Vênus, Hibisco-da-China ou Graxa-de-Soldado, pertencente a família das Malváceas. Constituída em arbusto, tem sua origem na Ásia e na China, podendo alcançar quando adulta, até 3 metros de altura. Suas flores são grandes e vistosas, em cores variadas, florescendo quase o ano inteiro, tendo como polonizadores especialmente os beija-flores. Suas folhas mantêm-se sempre verdes, em formato oval do tamanho de até dez centímetros. Encontramos esta flor em abundância em nosso município.

Compartilhe!