Foi aberta nesta terça-feira, dia 24, a exposição Casa do Museu – 10 anos. A mostra comemorativa que tem a participação especial do artista e professor arroio-meense Samuel Hergesell, proporciona aos visitantes uma oportunidade única de apreciar sua obra e refletir sobre a relação entre a arte contemporânea e a história de Arroio do Meio. A exposição que dialoga com os 89 anos de emancipação do município ficará em cartaz até o final de novembro.

Durante a solenidade de abertura que reuniu autoridades e comunidade em geral, a secretária de Educação, Iliete R. Winck, falou da satisfação em participar da abertura de uma exposição de uma Casa que tem muito a oferecer como arte, história e cultura. A vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen destacou que o Museu traz memórias à população. “Olhar para o Museu é ter lembranças do que aconteceu nesse município. Um jovem Museu com uma história muito grande, afinal já são 10 anos de crescimento e conquistas”.

Na presença dos ex-prefeitos Paulo Backes, Paulo Steiner e Sidnei Eckert, o prefeito Danilo Bruxel aproveitou a oportunidade para agradecer os antigos gestores que tiveram em suas administrações o objetivo de manter vivo esse espaço tão importante para a história do município. “É uma satisfação estar neste local comemorando as histórias de 89 anos de Arroio do Meio e de 10 anos do Museu. Quero agradecer também aos artistas locais que procuram levar o nome do município para onde vão”.

O artista Samuel Hergesell destacou estar muito feliz, pois é a primeira vez que expõe seu trabalho no município, tendo a oportunidade de mostrar sua arte para a comunidade. Na ocasião também se manifestaram o coordenador de Cultura, Paulo Haas e o presidente do Legislativo, Paulo Heck.

A Casa do Museu

Oficialmente criado por decreto municipal em 25 de novembro de 2013, o Museu Público Municipal de Arroio do Meio teve sua gênese permeada por estudos e esforços que antecederam sua instalação. A estrutura física do museu foi erguida em 1918 e além de servir de consultório e residência do médico alemão Ernesto Von Heckel, o espaço também abrigou de 1952 a 1974 serviços da prefeitura, de 1993 a 1997 a Casa de Cultura e Biblioteca Pública Municipal e de 1998 a 2008 a sede da secretaria de Educação. Em 28 de novembro de 2002, por decreto, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município, visando sua preservação.

Data de publicação: 26/10/2023