Participantes têm encontros semanais

Parar de fumar e melhorar a saúde é o objetivo dos 17 integrantes do grupo Vida sem Cigarro, que vêm se reunindo semanalmente desde o fim de abril. Na semana passada eles receberam os adesivos de nicotina que ajudam a controlar a dependência e os sintomas da abstinência. Uma etapa importante para o tratamento.

No encontro desta semana, realizado na Secretaria de Educação, os participantes relataram os avanços já percebidos, a exemplo da recuperação do paladar e do olfato. Também mencionaram os desafios e as estratégias que vêm utilizando para se manterem focados no objetivo.

O grupo é acompanhado por uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde. Os encontros terão continuidade e, com o avançar do processo, o foco será a manutenção dos novos hábitos adquiridos. “O trabalho em grupo se mostra muito eficiente para o tratamento do tabagismo. O encontro é um momento em que os participantes podem compartilhar suas vitórias e dificuldades e um vai estimulando o outro a continuar firme no objetivo”, ressalta o secretário de Saúde e Assistência Social Gustavo Zanotelli.

O secretário pontua que o grupo Vida sem Cigarro integra as ações de saúde preventiva contempladas no programa Saúde + Perto de Você. “Quando oferecemos o suporte para que fumantes parem de fumar, estamos evitando doenças mais sérias no futuro, a exemplo do câncer de pulmão e de esôfago, além de melhorar a saúde bucal”.

Data de publicação: 21/05/2025

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Jaqueline Manica