Piquenique de todas as cores, em prol do abril azul ocorre no sábado

Com o objetivo de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a inclusão de pessoas com autismo na sociedade, a Administração Municipal, por meio das secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, e entidades parceiras, realiza na manhã do sábado, dia 26, o “Piquenique de todas as cores, em prol do abril azul”. A atividade ocorre no gramado da Secretaria de Educação e Cultura - rua Dr. João Carlos Machado/Centro, das 9h30min às 11h30min.

Com a participação de profissionais da Educação e da Saúde, será um momento de descontração e integração, onde pessoas de diferentes idades e habilidades poderão compartilhar experiências e trocar conhecimentos. 

A secretária de Educação e Cultura Naiara Tres reforça a importância da inclusão. “É com muito respeito e compromisso que, no mês de abril, celebramos a conscientização sobre o autismo. Momento especial para refletirmos sobre a importância da inclusão, do acolhimento e do respeito à diversidade. O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista, é uma condição que afeta muitas crianças e adolescentes, e no Brasil, é essencial que estejamos cada vez mais preparados para promover um ambiente educacional acessível e inclusivo para todos. Nosso papel, enquanto educadores e gestores, é garantir que cada aluno, independentemente de suas características, tenha as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver”, afirma, destacando que esta é uma premissa da Administração Municipal e do prefeito Sidnei Eckert.

Ela ressalta que a educação inclusiva não é apenas uma obrigação legal, mas uma responsabilidade ética e moral de todos. “Que este mês de abril seja uma oportunidade para reforçarmos o nosso compromisso com a inclusão e, principalmente, para promovermos um ambiente onde todas as crianças possam aprender, crescer e prosperar.”

A programação é aberta para toda a comunidade e terá diversas atrações, incluindo apresentação de alunos, contação de histórias com Lusiane Mallmann, pintura de rosto, mateada com presença de ervateira, dentre outras.

Todas as famílias são convidadas a participar. A orientação é para que tragam um lanche, seu chimarrão e cadeira para melhor se acomodar.

Vacinação

As famílias poderão aproveitar o sábado para colocar a caderneta de vacinação em dia. Isto porque o Posto de Saúde Central estará aberto das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, para oportunizar a vacinação de adultos e crianças. Além da vacina da gripe, que está disponível para grupos prioritários, todas as demais vacinas, com exceção da BCG, poderão ser feitas.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, o cartão do Sus e documento de identificação. 

Data de publicação: 24/04/2025

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Jaqueline Manica