Prefeito entregou ofícios ao vice-governador Gabriel Souza
O prefeito Sidnei Eckert, acompanhado pelos secretários de Planejamento Urbano, Pedro Luiz da Silva, e de Obras, Rodrigo Kreutz, esteve em Porto Alegre na quarta-feira, em busca de recursos para obras e melhorias de reconstrução e revitalização do município.
Com o vice-governador Gabriel Souza, na presença do deputado estadual Luciano Silveira, foram formalizadas diversas demandas em prol da comunidade arroio-meense. A maioria envolve a recuperação ou a necessidade de novas infraestruturas em função dos danos resultantes das enchentes de 2023 e 2024. Na presença do Secretário de Habitação, Carlos Gomes, foi solicitada a execução da infraestrutura na área que o Governo do Estado desapropriou em Arroio do Meio para a construção de 50 casas. “O município não está em condições de executar a infraestrutura do loteamento, que inclui rede de água, luz, saneamento e pavimentação. Precisamos do Estado para viabilizar a infraestrutura, pois nossas demandas são imensas”, pontua o prefeito.
Ao vice-governador ainda foram solicitados recursos para a limpeza das áreas que tiveram moradias destruídas pelas enchentes em pontos do bairro Navegantes e arredores. A remoção dos escombros visa a possibilidade de futuramente transformar as áreas afetadas em parques.
Outra pauta levada ao vice-governador Gabriel e ao diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, foi a necessidade de recuperação das rodovias estaduais VRS-811 e VRS-482. O asfalto que liga Arroio do Meio a Capitão, obra recém-inaugurada e que o município quitará R$ 16 milhões do financiamento em quatro anos, foi duramente afetado pela catástrofe ambiental de maio. Além da recuperação de diversos trechos, o prefeito solicitou a construção de uma nova ponte próximo à propriedade da família Linck, bem como a pavimentação dos cerca de 300 metros nas imediações.
Referente à VRS-811, que liga o Centro ao Distrito de Forqueta, foi apresentada a necessidade de recapeamento da via, limpeza das laterais, pintura e sinalização. A expectativa é de que o Governo do Estado inclua essa obra no próximo Conserva - programa que visa a manutenção e conservação da malha viária.
Desassoreamento – Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, a comitiva tratou do desassoreamento no rio Forqueta, visando mais recursos para a retirada de sedimentos do leito do rio.
Educação - Para a Secretária Estadual de Obras Públicas, Izabel Matte, foi entregue ofício solicitando agilidade nas obras da Escola Estadual Guararapes, afetada pela enchente de maio. A informação é de que a reforma do educandário, aguardada há 10 meses, deve iniciar até 31 de março.
Trator – Pela manhã, o município recebeu um trator na sede do MAPA. O equipamento, que será utilizado para roçadas, é fruto de uma emenda de bancada, indicada pelo deputado federal Bibo Nunes.Data de publicação: 13/03/2025
Créditos: Assessoria de Comunicação
Créditos das Fotos: Jaqueline Manica