Revisão do Plano Diretor ainda vai passar por audiências públicas
A reunião comunitária realizada na noite de terça-feira (11), na Associação Comercial Industrial de Arroio do Meio (Acisam), deu início a um importante debate para o futuro do município. Com foco na elaboração de um novo Plano Diretor, foram apresentados os estudos realizados pela equipe de profissionais da Univates, viabilizados a partir de um convênio com o governo do Estado, depois dos recentes eventos climáticos.
Na abertura, o prefeito Sidnei Eckert falou da importância de se pensar e planejar o futuro e o desenvolvimento de Arroio do Meio de forma ordenada, a fim de se evitar situações de risco. Reforçou que a revisão do Plano Diretor terá várias etapas, a exemplo da realização de audiências públicas, até ser encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores.
Após a explanação por parte dos profissionais da Univates, que detalharam desde o zoneamento de risco, até os potenciais que podem ser aproveitados pelo município, o representante do Ministério Público (MP), promotor Sérgio Diefenbach, destacou a importância do estudo. Frisou a responsabilidade dos gestores municipais, que são obrigados a mapear áreas de risco, bem como a importância de planejar agora o município para as décadas futuras. Ele observou que por mais que o município tenha regramentos específicos, é preciso ter em mente que a lei federal se sobrepõe à legislação municipal.
A reunião foi prestigiada por diversos profissionais e empresários vinculados aos ramos de construção civil e imobiliário, vereadores, representantes de entidades, equipe de governo e contou com expressiva participação da comunidade. Ao final do encontro, o prefeito Sidnei agradeceu a presença de todos e reforçou que em breve o assunto terá novos desdobramentos.
Data de publicação: 13/02/2025
Créditos das Fotos: Jaqueline Manica