Atividade foi realizada na segunda-feira
A Administração Municipal, por meio da Equipe de Saúde Bucal da Estratégia da Saúde Bela Vista (ESF 3), realizou a primeira ação de promoção em saúde bucal de 2025 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bela Vista, após o período de férias escolares. A atividade, realizada na segunda-feira, dia 17, foi conduzida pela cirurgiã-dentista Luiza Dietrich Loch e pela auxiliar em saúde bucal Stéfane Alana Gisch, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos estudantes.
Durante a ação, cerca de 40 alunos receberam uma avaliação clínica odontológica diretamente em sala de aula, além de kits de higiene bucal contendo creme dental, escova e fio dental. O exame individual teve como objetivo identificar as necessidades e demandas de saúde bucal das crianças das turmas Nível A e Nível B, de 4 a 5 anos. Após a avaliação, foram enviadas notificações nas agendas dos alunos com orientações para o agendamento de consultas odontológicas na unidade de saúde, quando necessário.
Desde 2024, esta é a terceira iniciativa promovida pela equipe de saúde bucal da ESF 3 na escola. A equipe tem o objetivo de dar continuidade a essas ações ao longo de todo o ano de 2025, abrangendo outras turmas e expandindo o alcance para novas escolas que ainda não foram atendidas.
A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, que visa promover a formação integral dos estudantes da rede pública. O programa atua na prevenção e promoção da saúde, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar, as equipes de atenção básica e a educação pública – neste caso, com foco na atenção odontológica.
Data de publicação: 20/03/2025
Créditos: Assessoria de Comunicação