A rotina de atendimentos é realizada duas vezes na semana, com prevenção e acompanhamento de ferimentos e curativos.

A saúde da população é uma das prioridades neste pós-enchente. Desde o início da catástrofe climática, a equipe de profissionais da secretaria de Saúde, composta pela Dra. Daniela Todeschini, pela enfermeira Ana Paula Carvalho e pela Técnica de Enfermagem, Ana Paula Irassochio vem prestando atendimento médico às pessoas que estão abrigadas nos ginásios do bairro Aimoré, Barra do Forqueta e Glória.

A rotina de atendimentos é realizada duas vezes na semana, com prevenção e acompanhamento de ferimentos e curativos. Em cada ginásio, a equipe médica fica em torno de duas a três horas, dependendo da demanda do dia. Conforme a técnica de enfermagem e gestora de saúde pública, Ana Paula Irassochio, os pacientes também já receberam a vacina da gripe e antitetânica.

“As crianças são levadas para o Posto de Saúde para receber o suporte pediátrico, retornando após o atendimento para o ginásio onde estão abrigadas. Percebemos que a evolução médica dos pacientes está muito positiva, pois todos eles estão com suas receitas recuperadas e medicações em dia”, destaca Ana Paula.

Além disso, os profissionais do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial “Casa Branca”, junto da Assistência Social, dão todo o suporte psiquiátrico necessário, mediante acompanhamento de médico psiquiatra. “Um mês após a enchente, seguimos oferecendo um acolhimento e atendimento mais restrito para essas pessoas”, enaltece a técnica Ana Paula. 

Data de publicação: 05/06/2024

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Silvia Magalhães

Compartilhe!