Horas-máquina são remanescentes de programa oriundo na enchente de 2023

Depois de reunião realizada na localidade de Passo do Corvo, na última semana, foram retomados, nesta segunda-feira, os serviços de máquina relativos ao programa de recuperação de solos relativo à enchente de setembro de 2023. Na oportunidade, foram beneficiados 47 produtores rurais de Palmas, São Caetano, Passo do Corvo e Cascalheira, afetados pela cheia do rio Taquari.

O primeiro produtor rural atendido foi Fernando Rosenbach, de Palmas. Em sua propriedade, onde cultiva milho para alimentação de suínos, a retroescavadeira limpou valas obstruídas por sedimentos trazidos pela chuva. Segundo ele, o benefício é essencial para os produtores restabelecerem suas atividades.

A retomada dos serviços foi intermediada pela Administração Municipal, que além de garantir a execução das 363 horas-máquinas remanescentes, conseguiu mais 87, totalizando 450 horas-máquinas. Os 47 produtores estiveram reunidos com o poder público na última semana, a fim de projetar o uso do serviço. De forma coletiva, foi definido que cada beneficiário poderá usufruir de nove horas-máquina e o saldo será utilizado conforme a necessidade. O prazo para execução encerra em outubro próximo.

O secretário de Agricultura Telmo Hendges observa que a pasta ficará responsável pelo controle da execução das horas-máquina. “Uma das características do governo Sidnei Eckert é ouvir a comunidade. Assim, de forma transparente e participativa, foi decidido como serão executadas as horas-máquinas remanescentes do programa, que foi encaminhado pela Emater na enchente de setembro de 2023. Vamos fazer o controle e os agendamentos do serviço passam pela secretaria, justamente para se ter mais transparência sobre a execução destas horas-máquina, já que as anteriores não se têm registros de como foram utilizadas.”

Data de publicação: 10/04/2025

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Jaqueline Manica