Na tarde desta segunda-feira, dia 15, foi realizada na Sociedade Esportiva Passo do Corvo uma reunião técnica para marcar o lançamento municipal do Programa Estadual de Correção de Solo. Este programa busca oferecer suporte financeiro para a recuperação de áreas cultiváveis danificadas pelos eventos climáticos extremos de chuvas intensas e alagamentos, registrados no mês de setembro do ano passado.

O encontro reuniu representantes das 47 famílias aprovadas no programa pelo Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar). Na ocasião foram repassadas as instruções referentes ao programa, bem como o resultado das análises de solo e recomendações. As famílias aprovadas são das localidades de Palmas, São Caetano, São José de Palmas, Passo do Corvo e Cascalheira.

Os contemplados também tiveram uma palestra sobre a conservação e recuperação dos solos degradados, realizada pelo engenheiro agrônomo Alano Thiago Tonin. Já o engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Emater, André Michel Muller, apresentou os resultados das análises de solo das áreas afetadas. Para finalizar, o secretário da Agricultura, Élcio Roni Lutz, detalhou o funcionamento da logística do programa para a entrega dos insumos.

A previsão de investimento é de R$1.025.079,86 em 170,6 hectares. Este valor será aplicado na aquisição de horas máquina, toneladas de calcário, super fosfato, sementes de cobertura e composto orgânico.

Data de publicação: 15/04/2024