Depois de mais de 50 anos de espera, moradores do distrito de Arroio Grande comemoraram com festa, a conclusão da obra de pavimentação asfáltica da VRS-482, no total de 7,7 km entre Arroio do Meio e Capitão. O ato ocorreu no último sábado, dia 13, no Esporte Clube União, com a presença de autoridades locais e estaduais. A obra só foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, a partir do repasse de R$ 3,27 milhões do Estado e o restante de contrapartida do município.

Presidente da Comissão Pró-asfalto, Hugo Schmidt, relembrou o empenho da comissão na busca do tão sonhado asfalto. “Nos reunimos durante 51 meses, sem nunca recuar um centímetro, até porque houveram muitos obstáculos até que o sonho do asfalto se concretizasse. Estamos aqui hoje festejando um acontecimento de décadas que trouxe muitas mudanças na qualidade de vida dos moradores da localidade”.

A luta, persistência e dedicação da comissão em lutar de forma árdua pela pavimentação asfáltica interligando os dois municípios foi enaltecida nas falas do secretário de Administração, Aurio Scherer, do deputado estadual Dirceu Franciscon e do Secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Para o prefeito Danilo Bruxel, o asfalto, além de melhorar a infraestrutura viária da região, também oferece qualidade de vida aos moradores e promove o desenvolvimento econômico e social dos municípios envolvidos. “Estamos orgulhosos de estar nessa comunidade e dizer que a obra está pronta depois de mais de 50 anos de espera. Parabenizo a comissão por lutar pelo que é de direito, mas principalmente à comunidade de Arroio Grande por ter nos dado esse voto de confiança”.

Durante a solenidade também fizeram uso da palavra o representante da empresa Giovanella, responsável pela execução da obra, Sérgio Marasca; o prefeito de Capitão, Jari Hunhoff e os vereadores Rodrigo Kreutz, Paulo Backes e Roque Haas.

O projeto inicial começou a ser elaborado em 1997 e pouco depois foi licitado. No entanto, a empresa vencedora do certame entrou em concordata e as trocas no Governo do Estado retardaram a obra. Levantamentos do ano de 2019 apontavam que mais de 350 caminhões passavam diariamente pela estrada de chão batido, transportando insumos nas áreas de suinocultura e avicultura. A criação da Comissão Pró-asfalto em janeiro de 2020 deu mais agilidade na tramitação das negociações para a retomada dos trabalhos.

Data de publicação: 15/04/2024