A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José conta com mais uma etapa concluída. Foi entregue nesta terça-feira, 19, dia de São José e do aniversário de 74 anos da casa hospitalar, o parque tecnológico dos 10 leitos da UTI adulta. A solenidade contou com a presença da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, de líderes municipais e regionais, membros da Comissão Pró-UTI, da Administração Municipal e de representantes de deputados que auxiliaram com emendas parlamentares. Os equipamentos adquiridos por meio de recursos municipais, estaduais e federais têm um investimento de R$ 2,1 milhões.

Esta é a segunda fase das três necessárias para a inauguração da UTI, incluindo o seu funcionamento. A terceira e última etapa inclui o credenciamento da unidade junto ao Sistema Único de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Presidente da Comissão Pró-UTI, Joner Kern relembrou o início do movimento que levou à construção do espaço. “Foi um trabalho da comunidade, com a união de muitas forças. Aproveito para agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que esta obra se tornasse realidade”.

Para o Diretor Geral de Operações de Saúde da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, a UTI é necessária e sua construção somente foi possível a partir do movimento da comunidade e o apoio dos governos municipal, estadual e federal. “Este espaço é conquista de um trabalho conjunto. O assunto vem sendo discutido desde 2012, mas foi no período da pandemia que vimos o quanto ela é importante para o município e região”.

A Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, enalteceu o trabalho da comunidade que se envolveu nessa obra, reforçando a qualidade dos serviços prestados pela rede Divina Providência. “Temos que reconhecer o trabalho da equipe do hospital. Por sua vez, o Governo do Estado vem se fazendo presente quando o assunto é Saúde, pois sabe do impacto dessa área na vida da população”.

Assim como os demais, o prefeito Danilo Bruxel agradeceu aos membros da Comissão e a todos que se envolveram para que o projeto da UTI saísse do papel. “Desde o início foi possível perceber o envolvimento da comunidade local e regional na luta por esse espaço, não esquecendo do apoio da Câmara de Vereadores, do governo do Estado e dos deputados por meio de emendas. Vencemos mais uma etapa, agora vamos buscar agilizar o credenciamento da UTI junto ao SUS, pois a comunidade quer que ela se torne realidade o quanto antes”.

A UTI conta com aproximadamente 400 metros quadrados e poderá atender a demanda do município de Arroio do Meio e região.

Data de publicação: 22/03/2024