Aproximadamente 200 pacientes acamados são atendidos no município por meio das visitas domiciliares, incluindo o Posto de Saúde do Centro e os cinco ESFs.

Com o objetivo de levar atendimento médico a todos, a secretaria de Saúde atua na promoção da saúde e prevenção de doenças por meio das visitas domiciliares, que permite uma proximidade maior com as famílias. As visitas são realizadas pela equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem conforme demanda, sendo restritamente para pacientes acamados ou com muita dificuldade de locomoção.

Conforme a técnica de enfermagem, Ana Paula Irassochio, a médica realiza a visita domiciliar para atendimento a cada dois meses, conforme necessidade, onde solicita exames e demais demandas como fisioterapia e avaliação médica. “Já para pacientes no pós-operatório imediato, pacientes com lesões graves de úlceras e que não podem caminhar, as visitas domiciliares são realizadas pelo enfermeiro e técnico de enfermagem uma vez na semana para realização do curativo”.

 Aproximadamente 200 pacientes acamados são atendidos no município por meio das visitas domiciliares, incluindo o Posto de Saúde do Centro e os cinco ESFs. Todos os pacientes atendidos à domicílio, após a visita do profissional, recebem orientação de como realizar os cuidados, como por exemplo, a troca de curativo. “Esse trabalho que a gente faz é muito importante, pois não é apenas o paciente que a gente visita, ele se torna um amigo. Buscamos, dessa forma, levar um olhar mais humanizado para a saúde dos munícipes”, destaca a técnica Ana Paula.

Suporte necessário

 Há cinco anos acamado em virtude de um acidente de trânsito, o morador do bairro D. Pedro II, Tiago Casa Nova, de 31 anos, recebe visita domiciliar e odontológica da equipe multiprofissional da secretaria de Saúde. A mãe Ana Maria Moreira Cardoso é quem cuida do filho em casa. Para ela, esse suporte dado pelo município é maravilhoso, visto que a situação pegou a família de forma repentina. “Desde o início tive todo o suporte necessário para o bem-estar do meu filho. Tenho um apreço muito grande por esses profissionais, pois todos têm sua parcela de importância na recuperação do Tiago. Eles conversam com a gente, explicam a situação e nos ajudam sempre que possível”, ressalta Ana Maria.

Data de publicação: 06/03/2024

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing

Compartilhe!