O documento solicita melhorias nos planos de contingência e medidas preventivas em situações de emergência, buscando o restabelecimento de energia elétrica o mais breve possível

A demora para o restabelecimento de energia elétrica ocasionado pelo temporal da última semana fez com que o município apoiasse a abertura de um inquérito civil contra a RGE. A decisão foi tomada em conjunto com os demais municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) onde a maior crítica dos gestores, além da falta de energia elétrica, é a dificuldade de acesso aos trabalhos executados pela concessionária.

O documento solicita melhorias nos planos de contingência e medidas preventivas em situações de emergência, buscando o restabelecimento de energia elétrica o mais breve possível. Entre as medidas preventivas está a poda de árvores próximas aos fios de energia, assim como a troca de postes e redes elétricas em más condições.

A prefeita em exercício Adriana Meneghini Lermen salienta que desde a noite do temporal, no dia 16 de janeiro, a Administração esteve em contato com o Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva, buscando soluções para o restabelecimento da energia elétrica. Sem sucesso, o município ainda notificou de forma extrajudicial a concessionária.

A energia foi restabelecida totalmente no município somente na tarde desta terça-feira, dia 23, uma semana após o temporal. Conforme relatório do Conselho Arroio-Meense de Desenvolvimento Rural (Conar), as quedas e interrupções no fornecimento de energia elétrica causaram inúmeros transtornos e prejuízos aos agricultores como morte de animais, queima de equipamentos elétricos, perda de alimentos e medicamentos refrigerados, comprometimento do abastecimento de água em algumas localidades, entre outros.

Data de publicação: 31/01/2024

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!