Foi aberta nesta terça-feira, dia 22, na Casa do Museu, a exposição “CulturArte em Revista”. A mostra compõe a programação da 19ª CulturArte e conta a história do evento em suas dezenove edições, revisitando seus temas. Entre os materiais expostos estão as tradicionais camisetas de cada edição que remetem às conjunturas e discursos de cada época.

A secretária de Educação, Iliete R. Winck destacou que a exposição é uma homenagem em comemoração aos 20 anos do evento que engrandece o município ano após ano. O prefeito Danilo Bruxel relembrou a história do evento, que foi criado em 2003, em sua primeira gestão. “Até me emociono em falar da CulturArte. Acho que nunca imaginaríamos que o evento tomasse a proporção que tomou, envolvendo alunos e comunidade em um mês inteiro de atividades”.

Apesar de, cronologicamente, o evento contar 20 anos, esta é a 19ª CulturArte. Esta não coincidência entre o tempo transcorrido e o número de edições é explicada pela não realização do evento em 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. A exposição fica aberta para visitação até outubro.

Movimento de contação de histórias e canto coral

As ações denominadas “Histórias que transformam” e “Sons que transformam” envolvem os alunos das três redes de ensino do município até o dia 31 de agosto. Ex-professores da rede municipal de ensino realizam nas Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) um movimento de contação de histórias. No mesmo período também ocorrem as apresentações dos grupos instrumentais e de canto coral das Emefs em comércios, indústrias e grupos das comunidades em que estão inseridos.

Na última semana as turmas da Educação Infantil tiveram um momento de contação de histórias com Wanderley Theves (Xumby), que realizou a contação do livro infantil “Chumbinho e Tripé”, de sua autoria. A culminância da CulturArte se dá entre os dias 03 a 08 de setembro com a XXXI Feira do Livro que ocorre na quadra coberta da Praça Flores da Cunha.

Data de publicação: 23/08/2023