Com o objetivo de valorizar a cultura alemã e oportunizar o aprendizado do idioma, a secretaria de Educação e Cultura dá início na próxima terça-feira, dia 04, às oficinas de Língua Alemã. As inscrições iniciaram no final de maio nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e já contam com cerca de 70 inscritos. As oficinas ocorrem todas as terças-feiras, nos turnos da manhã e tarde, sendo oferecidas, neste primeiro momento, aos alunos do 6º ao 9º ano.

As aulas serão ministradas pela professora de Língua Alemã, Leda Fischer, que trabalha na área desde 2017. Neste projeto irá colocar em prática as quatro habilidades: ler, ouvir, falar e escrever, abordando países que falam a língua, vocabulários de identificação pessoal e conversação, além de ampliar a parte gramatical. “O aluno que consegue dominar a Língua Alemã com certeza tem um diferencial enorme em sua vida e não apenas para o exterior, mas na nossa região também. Exemplo disso é a vinda de turistas alemães seja para turismo ou por meio do intercâmbio cultural existente entre Arroio do Meio e a cidade coirmã de Boppard”, ressalta.

No município apenas a Escola Municipal Prof. Arlindo Back possui a Língua Alemã no seu currículo escolar. A partir destas oficinas, mais alunos podem ter acesso ao aprendizado de mais um idioma. “Estudar alemão não se remete apenas aos nossos antepassados, mas à preservação da identidade e cultura local. Estes alunos poderão aproveitar essa oportunidade e usufruir deste conhecimento em um futuro próximo, seja no trabalho, estudo ou na própria comunidade. Digo isso, pois muitas empresas estão em busca de profissionais para trabalhar que dominem a Língua Alemã, seja para fazer algum trâmite internacional ou até mesmo no comércio local, no atendimento a pessoas do interior que só falam o idioma alemão”, destaca Leda.

Data de publicação: 30/06/2023

Créditos das Fotos: Divulgação