O programa Farmácia Solidária tem o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito aos medicamentos e fórmulas lácteas

Nesta terça-feira, (16) o prefeito Danilo Bruxel, a vice Adriana Meneghini Lermen e o secretário de Saúde Gustavo Kasper, conheceram o espaço que será destinado à Farmácia Solidária, junto ao ESF do Bairro Aimoré. A visita foi acompanhada pela vereadora Alessandra Brod, autora do Projeto Legislativo que instituiu a Farmácia Solidária no Município de Arroio do Meio. A estimativa é de que a farmácia deva entrar em funcionamento na próxima semana, faltando apenas a certificação por parte do Conselho Regional de Farmácia.

Conforme a farmacêutica, Luisa Kraemer Köelzer, o programa Farmácia Solidária tem o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito aos medicamentos e fórmulas lácteas, incluindo amostras grátis, provenientes de doações da comunidade e de instituições da sociedade civil. “Além disso, o programa contribui para o descarte correto dos medicamentos e correlatos, preservando o meio ambiente”, justifica.

A entrega do medicamento ocorre mediante apresentação de receita médica válida e documento de identificação pessoal. Para os usuários com receituário médico particular, é necessário apresentar também o comprovante de renda. Os medicamentos só poderão ser dispensados para maiores de 18 anos.

Além disso, depois da UBS do Centro, a farmácia do bairro Aimoré é a primeira a contar com antibióticos e medicamentos controlados, facilitando o acesso da população.

Doações

Diante da instalação da Farmácia Solidária, está sendo realizada uma campanha para estimular as doações de medicamentos que estão estocados em casa e não estejam sendo utilizados, dentro do prazo de validade, que poderão ser entregues nos ESFs dos bairros, Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Subprefeituras de Palmas e Forqueta. Maiores informações pelo telefone 3716 1688.

Data de publicação: 31/05/2023

Créditos: Jean Hinterholz