Profissionais foram contratadas pelo município com o objetivo de direcionar as ações a serem executadas no setor.

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira, dia 16, na Casa do Museu, foi apresentado ao Poder Público, empreendedores, membros da Amturvales e pessoas ligadas ao turismo o Diagnóstico e Inventário Turístico do município. A explanação foi coordenada pelas turismólogas Cristiane Viel e Karina Mezzomo.

As profissionais foram contratadas pelo município com o objetivo de direcionar as ações a serem executadas no setor. A decisão ocorreu após um encontro do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), do qual o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jonas Schwarzer, faz parte.

O documento traz um levantamento da realidade atual do turismo e salienta as oportunidades de melhorias necessárias para o incremento da atividade. O material que detalha os serviços que precisam constar em um município que investe no setor, também serve como um olhar técnico para o atendimento ao turista.

Entre os pontos fortes do município estão o quesito localização, cultura, natureza, existência de empreendimentos que já atendem o turista, entre outros. “É muito forte em Arroio do Meio a questão da qualidade de vida e esta é uma característica muito forte das cidades do interior”, pontua Cristiane. Segundo ela, o turismo pós-pandemia veio para valorizar o turismo rural.

As turismólogas apresentaram um panorama geral sobre os empreendimentos e do turismo no município, elencando as oportunidades do setor, seus pontos fracos, ameaças, entre outros. Para elas, seria interessante ter um melhor aproveitamento da flor de hibisco, da cultura alemã e do nome Pérola do Vale, itens que representam a história e cultura arroio-meense.

Para finalizar, foram apresentadas algumas considerações observadas durante as visitas durante os três meses de elaboração do projeto, assim como sugerido um plano de ação aos empreendedores como forma de fortalecer o empreendimento para que seu produto turístico ganhe mais visibilidade.

Data de publicação: 23/02/2023

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing

Compartilhe!