Um caso de dengue já foi confirmado no município.

Nos últimos dias o município teve a confirmação do seu primeiro caso de Dengue. Com o objetivo de evitar o aparecimento de mais casos da doença, a Administração Municipal por meio da secretaria de Saúde realiza, de forma constante, ações de conscientização no combate ao mosquito transmissor da doença.

Os quatro agentes epidemiológicos do município têm intensificado nas últimas semanas o trabalho de fiscalização, em busca de lugares que possam conter água parada, combatendo possíveis focos de proliferação do mosquito. Periodicamente é realizada a coleta de larvas em pontos estratégicos para análise. Também são realizadas visitas residenciais e em estabelecimentos comerciais com o intuito de orientar a população sobre a importância da prevenção.

Outras iniciativas de combate à prevenção incluem palestras sobre meios de proliferação do mosquito, sintomas e sinais da doença e entrega de folders explicativos e imãs de geladeira nas escolas das três redes de ensino pelo Programa Saúde na Escola junto com os agentes de endemias, capacitação dos agentes de endemias e agentes de saúde, desinsetizações, entre outras. As ações também contam com a parceria da secretaria de Educação e departamentos de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos. 

O secretário de Saúde, Gustavo Kasper, destaca que o combate à dengue precisa ser feito com a colaboração da população, evitando o acúmulo de água parada. “Uma ação semanal em casa, pode possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da dengue”, destaca.

Data de publicação: 22/02/2023

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!