A estimativa foi de uma perda de mais de R$ 27,2 milhões.

O prefeito Danilo Bruxel confirmou que fará o Decreto de Situação de Emergência no município em decorrência da estiagem. O documento será baseado em levantamento feito pela Emater, Secretaria Municipal da Agricultura e STR e aprovado pelo Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar), em reunião realizada na tarde de quinta-feira, dia 16, no gabinete do Executivo.

Conforme relatório, já foi registrada perda de 75% nas lavouras de milho tanto para grão como silagem, somando 1.200 hectares afetados. Também foram perdidas mais de 35% nas lavouras de soja, chegando a 1.200 hectares, além de 30 hectares de hortaliças que também foram perdidos. Também houve perda de 100% em pastagens de 500 hectares e registrada uma queda de cerca de 30% na produção de leite, que fica em torno de 67.000 litros/dia, afetando 254 produtores. Na produção de peixes houve perdas de 14.000 Kg em 35 açudes.

Até o momento já foram levadas pelo município cerca de 30 cargas de águas para um total de 26 famílias das localidades de Linha 32, Morro Leão, Morro Tico-Tico e Arroio Grande Superior.

A estimativa foi de uma perda de mais de R$ 27,2 milhões, o que já deve ter aumentado consideravelmente desde o fechamento do relatório. O prefeito Danilo Bruxel lamentou as perdas e disse que, vai buscar meios para minimizar as perdas, especialmente para os agricultores.

Data de publicação: 17/02/2023