Com o objetivo de evitar o aparecimento de casos de Dengue no município, principalmente com a chegada dos dias quentes, a Administração Municipal por meio da secretaria de Saúde, vem realizando de forma constante, ações de conscientização no combate ao mosquito transmissor da doença. O trabalho conta ainda com a parceria da secretaria de Educação e dos departamentos de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Entre as iniciativas esteve a instalação de um novo espaço junto à prefeitura, além da contratação de dois novos agentes epidemiológicos. Palestras sobre a característica do transmissor, principais meios de proliferação do mosquito, sintomas e sinais da doença e entrega de folders explicativos e imãs de geladeira nas escolas das três redes de ensino pelo Programa Saúde na Escola junto com os agentes de endemias. Esse trabalho, inclusive, foi reconhecido a nível de Estado. As ações envolvem ainda encontros com os agentes de endemias e agentes de saúde como forma de capacitação e mobilização, assim como junto aos grupos de idosos.

O secretário de Saúde, Gustavo Kasper, destaca ainda as ações de recolhimento de pneus e a desinsetização dos espaços públicos como ruas, praças e prédios que podem ter possíveis focos de proliferação do mosquito. Neste sentido, foram adquiridos dois equipamentos pulverizador costal para desinsetização por meio de inseticida. “Como forma de adquirir novas experiências, uma comitiva arroio-meense visitou outros municípios para conhecer o trabalho realizado nesta área, como foi o caso de Bom Retiro do Sul, que em 2021 enfrentou um surto da doença”.

Kasper reforça que, com uma ação semanal em casa, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da dengue. É importante evitar água parada em pratos e vasos de plantas, pneus, tampinhas, reservatórios de água ou qualquer recipiente que possa acumular água parada.

Data de publicação: 20/01/2023

Créditos das Fotos: Divulgação