Segundo ele é importante o registro de entrada, que irá compor a documentação museológica, controlando toda informação referente à coleção da instituição.

Frequentemente os funcionários da Casa do Museu se deparam com objetos deixados na escadaria do prédio, sem nenhuma identificação. Na última semana, por exemplo, foi deixada uma embalagem com livros. E este não é o procedimento padrão. “Quando as peças apenas são deixadas na escadaria, o procedimento fica comprometido”, enfatiza o coordenador da Casa do Museu, Sérgio Nunes Lopes.

 Segundo ele é importante o registro de entrada, que irá compor a documentação museológica, controlando toda informação referente à coleção da instituição. “Toda a documentação, seja fotografia, objeto tridimensional ou qualquer outro tipo de Cultura Material, precisa ser antes submetida à análise técnica dos profissionais do museu. O objetivo é criar uma identificação para o objeto, para posterior catalogação”, ressalta Lopes.

A orientação é de que todo acervo deva ser submetido a uma análise da coordenação do Museu, preferencialmente em seu lugar de origem. “Após essa análise se dá início ao processo de ingresso do material no museu ou não”, reforça.

Data de publicação: 20/01/2023

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!