Desde o início desta gestão, o município vem buscando formas de melhorar o incentivo para os agricultores, com a criação de novos programas. No somatório total, já foram investidos mais de R$ 2 milhões no setor primário. Entre os programas, o incentivo emergencial no valor de R$ 500 por inscrição estadual devido à estiagem; o programa Água Viva que protege nascentes e olhos d’água; o incentivo do Bônus Produção cujo valor quase triplicou no último ano, além de acessos e serviços de terraplanagem.

Na última quinta-feira, dia 22, em ato realizado no gabinete do prefeito Danilo Bruxel, foi pago um total de R$ 27,8 mil para cinco agricultores do município. O subsídio é referente ao Programa Municipal de Valorização e Incentivo à Agricultura Familiar, que tem por objetivo fomentar a produção da agricultura e pecuária do município, especialmente nas pequenas propriedades.

O programa é destinado aos agricultores que fazem pequenos investimentos, mas que não conseguiam recursos para isso junto ao município. Desta forma, é repassado aos beneficiados até 260 URM (Unidade de Referência do Município), com o subsídio de 25% do valor do projeto, por inscrição do talão de produtor.

O subsídio deste programa já pagou o valor de R$ 5.578,30 mil, a 10 agricultores, totalizando R$ 55.783 mil. “Esse programa é uma forma de motivar o produtor a continuar na agricultura, auxiliando de alguma forma quem quer investir, mas tem receio. Desde o início da gestão, falamos em ajudar o setor primário e estamos fazendo o possível para atender da melhor forma os nossos agricultores”, destaca o secretário da Agricultura Élcio Roni Lutz.

Já o prefeito Danilo Bruxel enfatizou o quanto os agricultores são importantes para o município. “Esse valor é uma forma de incentivar e motivar a permanência dos jovens no meio rural para que deem continuidade ao trabalho nas propriedades, pois sabemos a importância que o setor primário tem no município”.

Participaram ainda a vice Adriana Meneghini Lermen e os secretários da Administração, Aurio Scherer e da Fazenda, Valdecir Crecencio.

Data de publicação: 28/09/2022