Todo o segundo sábado do mês é realizada uma missa na comunidade de São Roque, em Palmas. Porém, neste sábado, dia 10, ela será especial, pois ela será em honra ao padroeiro. A missa ocorre no capitel a partir das 15h e, em caso de mau tempo, ocorre no salão da comunidade. Quem desejar, pode levar cadeira para melhor comodidade.

No decorrer das últimas semanas a equipe da subprefeitura de Palmas, com o apoio da subprefeita Angela Wilsmann, trabalhou realizando a limpeza e pintura do capitel, além de melhorias na comunidade para receber os visitantes. O capitel de São Roque existe há cerca de 85 anos, sendo que a atual estrutura, de alvenaria, foi construída no final da década de 60 por pessoas da comunidade, para substituir a antiga estrutura de madeira.

Ex-morador da localidade, o casal Arnildo e Marli Locatelli recorda com carinho da época em que o capitel recebia a visita de centenas de pessoas. O local é especial para Arnildo, pois foi seu tio Ângelo Locatelli quem doou a imagem de São Roque que está no capitel até hoje. “Todos os domingos se rezava o terço aqui. Já em época de Quaresma, nas sextas-feiras, se rezava a Via-Sacra. Em dias santos, principalmente de São Roque, muitas pessoas de outras cidades vinham até o capitel para pagar promessa”, lembra Marli.

Antigamente, a construção era cuidada por pessoas da comunidade de forma voluntária e, tanto as celebrações como a manutenção do capitel ficaram no passado. “Anos atrás, na Festa de São Roque, havia celebração e procissão no capitel. Tem aproximadamente 30 anos que essa tradição se perdeu, muito em virtude de os moradores saírem da localidade”, destacam Marli e Arnildo que hoje residem no bairro Aimoré.

Apesar disso, o local ainda representa um símbolo de fé, independente do credo religioso.

Data de publicação: 09/09/2022