Com o início das atividades marcado para 02 de agosto, foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 27, a Escola Comunitária de Educação Infantil São Paulo. A solenidade, marcada por muita emoção, contou com a presença de autoridades, líderes locais, alunos, ex-alunos, pais e comunidade em geral. A reformulação do espaço foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e a Comunidade Luterana São Paulo.

Adaptada para atender mais de 60 crianças, a entrega desta obra tem por objetivo zerar o déficit de vagas na educação infantil, que atende atualmente 850 crianças nas oito Eceis. Para isso, foram investidos cerca de R$ 350 mil na reforma da escola desativada no ano 2000. Neste primeiro momento o espaço inicia o atendimento com 25 crianças, em um processo de adaptação para, gradativamente atender as demais famílias.

O pastor da Comunidade Luterana São Paulo, Jair Erstling, relembrou a história da escola que iniciou suas atividades em 1904. “Em 1999 a comunidade luterana toma uma das mais difíceis decisões da sua história. Diante da conjuntura política, social e econômica foi preciso fechar a escola. Uma decisão dolorida, que teve que ser tomada e da qual carregamos até hoje uma culpa pelo seu fechamento. A história segue e hoje, nesse momento de festa, o prédio volta a ser usado para aquilo que foi construído”.

A coordenadora das Escolas Comunitárias de Educação Infantil, Adriana Kunrath Hammes e a secretária de Educação e Cultura, Iliete R. Winck enalteceram que o investimento que o Arroio do Meio recebe é fruto de muito trabalho e dedicação, além de representar um grande avanço para o município. “Um dos objetivos é ressignificar esse espaço e a fila de espera que nos desafia diariamente. Conseguimos aumentar expressivamente o número de vagas nas Eceis, reorganizando e adaptando ambientes”. Agradeceram ainda a confiança dos pais e de todos os envolvidos nesta obra.

“Com essa retomada, agora com a Educação Infantil, retomamos a história da Comunidade Luterana São Paulo. Além disso, retomamos a essência do porque esse prédio foi erguido e do motivo pelo qual a comunidade acreditou que era preciso investir na educação”, destaca a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, que recordou sua caminhada na escola como estagiária.

Já para o prefeito Danilo Bruxel, a obra representa um avanço importante na educação do município, visto que o seu crescimento é notável. “Nosso compromisso sempre foi oferecer mais vagas para a Educação Infantil e zerar a fila de espera. A obra é um investimento nas famílias arroio-meenses”. Destacou ainda as ampliações realizadas na Escola Dona Rita e Ecei Raio de Sol e do quanto é importante investir nessa área.

Na noite também se pronunciaram os vereadores Adiles Meyer (MDB), Nelson Paulo Backes (PDT) e Vanderlei Majolo (PP). Além disso, houve a apresentação do Coral Municipal de Arroio do Meio e o momento de bênção da escola realizado pelos pastores Elias Beilfuss, Valmir Simon e padre Alfonso Antoni.

Data de publicação: 29/07/2022