Foram empossados na manhã desta quarta-feira, dia 10, os cinco eleitos para o Conselho Tutelar do município. O ato ocorreu no gabinete do prefeito Danilo Bruxel e contou com a presença de membros da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do secretário de Saúde, Gustavo Kasper. Tomaram posse os conselheiros Antônio de Freitas Vicente, Cintia Biasibetti, Miriam Kenpfer, Nilce Alberton e Rosemari Hofstetter.

Na ocasião, Bruxel falou do desafio que os eleitos têm, já que estão diretamente envolvidos na garantia do bem-estar e dos direitos das crianças e adolescentes do município. Presidente do CMDCA, Mônica Horn, desejou boa sorte aos novos conselheiros e se colocou à disposição do grupo para buscar parcerias para o desenvolvimento de ações em prol das crianças e adolescentes.

Entre as atribuições de um conselheiro tutelar está prestar atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias em situações de vulnerabilidade ou violação de direitos. Isso pode envolver situações de negligência, abuso físico, psicológico ou sexual, exploração, entre outros. Além disso, representa os interesses desses jovens em audiências e processos judiciais, quando necessário, a fim de garantir que seus direitos sejam respeitados.

Data de publicação: 11/01/2024