Conforme dados do Sistema Único de Saúde (SUS), houve uma ampliação de mais de 150% nas consultas, passando de 31.154 em 2019 para 79.461 em 2023.

Nos três últimos anos, a Secretaria de Saúde vem ampliando o acesso às consultas clínicas e especializadas. Conforme dados do Sistema Único de Saúde (SUS), houve uma ampliação de mais de 150% nas consultas, passando de 31.154 em 2019 para 79.461 em 2023. Conforme o secretário de Saúde, Gustavo Kasper, foram acrescentados seis médicos na atenção básica e ajustados os espaços da UBS do Centro com mais consultórios e um novo espaço denominado de Posto de Atendimento (PA), que atende casos agudos sem a necessidade de agendamento. O horário é estendido até às 20h, sendo uma opção para os atendimentos considerados não urgentes. Somente em 2023, foram atendidos 9.561 pacientes neste novo espaço.

Segundo Kasper, também contribuiu para este aumento nos atendimentos, as consultas pediátricas que passaram a ter atendimento por livre demanda todos os dias da semana na UBS do Centro, além dos atendimentos agendados e dos realizados nos cinco ESFs nos bairros e nos três postos de atendimento nos distritos de Arroio Grande, Forqueta e Palmas.

“A saúde primária é o nosso maior compromisso. Em virtude disso, ampliamos o acesso com mais profissionais e espaços, promovendo atenção à saúde preventiva, essencial à promoção e qualidade de vida da nossa população”, ressalta Kasper.

Data de publicação: 09/01/2024

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing

Compartilhe!