O prefeito Danilo Bruxel e a vice Adriana Meneghini Lermen conheceram na última semana, o morador mais idoso do município e o segundo do Brasil. Aos 113 anos, comemorados no dia 10 de junho, Arlindo Osmar Soja recepcionou os visitantes com muita disposição e alegria. O secretário de Saúde, Gustavo Kasper e a técnica em Enfermagem, Ana Paula Irassochio acompanharam a visita.

Natural de São Domingos do Sul, seu Arlindo mora há um ano e quatro meses com a filha Ana Paula da Silva, o genro Rafael da Silva e o neto Lucas, de 9 anos, no bairro Novo Horizonte. Com 113 anos, possui apenas dificuldades de audição, mas ainda está lúcido, caminha e muitas vezes prepara sua própria comida.

Ana Paula relata que o pai trabalhou até os 102 anos, sempre na roça. “Se a gente não fica de olho, volta e meia ele está mexendo em alguma coisa”. A família também acredita que a base da alimentação saudável, com produtos plantados por ele, fez a diferença para chegar até esta idade.

O prefeito Danilo e a vice Adriana falaram da alegria em conhecer seu Arlindo e de ver sua disposição com a idade que tem. Enalteceram o apoio da família no cuidado com o centenário, além de colocar os serviços do município à disposição, como as visitas domiciliares, principalmente no atendimento a pessoas idosas e acamadas.

Visitas domiciliares

As visitas domiciliares são realizadas com a técnica de enfermagem e a médica que atendem em domicílio pessoas com dificuldade de locomoção e os acamados, proporcionando assistência médica no conforto de suas casas. “Com conduta médica de exames e solicitação de fisioterapia conforme necessidade, a unidade de atendimento está unida com a saúde, assistência social e conselho do idoso, oferecendo um amparo humanizado aos nossos munícipes”, destaca Ana Paula, endossada pelo secretário de Saúde, Gustavo Kasper.

Data de publicação: 22/06/2023