Um ato simbólico na manhã desta terça-feira, dia 06, marcou o início das atividades da Farmácia Solidária, junto ao ESF do bairro Aimoré. O prefeito Danilo Bruxel, a vice Adriana Meneghini Lermen, o secretário da Saúde, Gustavo Kasper e demais representantes da Administração e da unidade de Saúde se fizeram presentes, assim como a vereadora Alessandra Brod, autora do Projeto Legislativo que instituiu a Farmácia Solidária no município.

O programa Farmácia Solidária tem o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito aos medicamentos e fórmulas lácteas, incluindo amostras grátis, provenientes de doações da comunidade e de instituições da sociedade civil. “Além disso, o programa contribui para o descarte correto dos medicamentos e correlatos, preservando o meio ambiente”, destaca a farmacêutica Luísa Kraemer Kölzer.

A entrega do medicamento ocorre mediante apresentação de receita médica válida e documento de identificação pessoal. Para os usuários com receituário médico particular, é necessário apresentar também o comprovante de renda. Os medicamentos só poderão ser dispensados para maiores de 18 anos. A distribuição destes medicamentos ocorre das 11h às 11h45min e das 16h às 16h45min.

O prefeito Danilo e a vice Adriana enalteceram a importância do projeto que garante acessibilidade de medicamentos para a população. “É uma iniciativa louvável que não tem custo para quem doa e beneficia quem precisa”, destaca Bruxel. Moradora do bairro, Anelene Böttger Schneider acompanhou o ato e parabenizou a Administração pela iniciativa. “Um projeto que beneficia a comunidade como um todo, dando o suporte necessário a quem precisa”.

Doações

As doações de medicamentos que estão estocados em casa e não estão sendo utilizados, dentro do prazo de validade, podem ser entregues nos ESFs dos bairros, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Subprefeituras de Palmas e Forqueta. Mais informações pelo telefone 3716-1688.

Data de publicação: 06/06/2023