Além das chuvas, a elevação das temperaturas exige cuidados extras no controle da doença.

Em virtude do grande volume de chuvas registrado nos últimos dias, a secretaria de Saúde pede que a comunidade tenha um cuidado redobrado no combate ao mosquito transmissor da dengue. Além das chuvas, a elevação das temperaturas exige cuidados extras no controle da doença.

Conforme o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, esse cenário aumenta a oferta de criadouros onde a fêmea do mosquito pode deixar seus ovos. “Isso, aliado às altas temperaturas, acelera o desenvolvimento do mosquito. Além disso, ovos colocados há semanas ou meses podem abrir e dar origem a milhares de outros mosquitos ao entrarem em contato com a água da chuva”.

Com isso, os cuidados no quintal de casa devem ser redobrados, principalmente nos recipientes que acumulam água e podem se tornar criadouros de mosquito. “Uma ação semanal em casa, pode impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da dengue”, destaca Kasper.

Além disso, os agentes epidemiológicos realizam quinzenalmente o monitoramento das larvas do mosquito em cerca de 30 pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, ferros velhos, floriculturas e postos de lavagem. Nestes locais são feitas vistorias e eliminação de qualquer ponto de acúmulo de água.

Data de publicação: 10/03/2023

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!