O município de Arroio do Meio teve o seu relato de experiência selecionado para representar os 55 municípios que englobam as regiões do Vale do Taquari e Vale do Caí.

A nutricionista das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) Carolina Kraemer e a extensionista social da Emater, Marcia Fonseca, participaram na última semana, de um seminário online sobre a Nova Legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Na ocasião, o município de Arroio do Meio teve o seu relato de experiência selecionado para representar os 55 municípios que englobam as regiões do Vale do Taquari e Vale do Caí. Participaram do seminário representantes da Secretaria de Educação e Cultura, Emater, Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e agricultura familiar.

Carolina e Márcia relataram as ações desenvolvidas no município a partir da nova legislação do Pnae, Resolução nº6, de 08 de maio de 2020 do FNDE, que prioriza alimentos naturais, redução da oferta de alimentos industrializados, exclusão do açúcar e preparações doces até os 3 anos de idade. Com isso, o setor de Nutrição da Secretaria de Educação e Cultura do município começou imediatamente a trabalhar a nova resolução e suas modificações com os gestores das escolas e funcionárias responsáveis pela preparação da alimentação escolar.

Dentre as ações desenvolvidas e relatadas no seminário destacam-se as capacitações com as cozinheiras e auxiliares de cozinha das Eceis e Serviços Gerais das Emefs; oficinas culinárias; visitas técnicas às propriedades dos produtores rurais que fornecem alimentos da agricultura familiar para as escolas, além do projeto Masterchef – Cozinheiras da Educação.

“Contamos com o incentivo das educadoras em oferecer de forma atraente, lúdica e educativa o consumo de alimentos saudáveis às crianças, bem como das famílias na continuidade da educação nutricional, por isso, enviamos os cardápios para casa”, destaca Carolina. Para ela, o município é muito privilegiado, pois conta com vários produtores rurais, além de agroindústrias.

Data de publicação: 21/09/2022

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing

Compartilhe!