O objetivo foi debater se há elementos suficientes para decretar situação de emergência.

Preocupado com a situação da estiagem no município, o prefeito Danilo Bruxel convocou na manhã desta terça-feira, 14, uma reunião com representantes da secretaria da Agricultura, da Emater, do Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O objetivo foi debater se há elementos suficientes para decretar situação de emergência.

Levantamentos extraoficiais organizados da Emater/Ascar-RS indicam uma possível situação de emergência. A decisão sairá na quinta-feira, dia 16, às 14h, em reunião no gabinete do Executivo com os conselheiros do Conar. Até o momento, o município já registra perdas no milho, na soja, nas hortaliças, leite e gado de corte. Além disso, já está sendo levado água para um total de 26 famílias das localidades de Linha 32, Morro Leão, Morro Tico-Tico e Arroio Grande Superior.

                O presidente do Conar, Diego Lansing, relata já ter constatado problemas no poço artesiano da propriedade, onde trabalha com gado leiteiro e suínos. Já o vice-presidente do Conar, Cristian Gerhardt, frisou que a falta de água pode comprometer a cultura da soja, que neste momento se encontra em fase de desenvolvimento, floração e enchimento dos grãos.

Na ocasião, o vice-presidente do STR, Paulo Grassi, destacou que as perdas são diferentes de uma localidade para a outra, situação oposta ao ano passado, quando a perda foi geral. O técnico em agropecuária, Elias de Marco, explicou que no ano passado a umidade relativa do ar estava alta e, neste ano, se encontra bem mais baixa, tornando a situação semelhante ao deserto.

Bruxel pretende resolver esta situação o mais breve possível, a fim de amenizar os prejuízos dos produtores.

Data de publicação: 15/02/2023

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing

Compartilhe!