Com o tema “Um passo no meu espaço” foi lançado nesta terça-feira, dia 10, a 14ª edição do Concurso Literário, que tem como objetivo dar continuidade ao projeto de produção literária desenvolvido no município, promovendo espaços de incentivo à leitura.

A solenidade foi realizada no Seminário Sagrado Coração de Jesus com a presença de autoridades, representantes de entidades culturais, equipes diretivas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) e comunidade.

O momento de sensibilização para apresentar o tema foi encenado pelos integrantes do grupo de teatro FoiceAcena, mostrando alguns dos espaços que fazem parte do nosso cotidiano e que contribuem para o crescimento do ser humano, como a família, o trabalho e vizinhança.

A secretária de Educação, Iliete R. Winck reforçou que o intuito do concurso é incentivar alunos, professores e comunidade arroio-meense a participarem e mostrarem seu potencial na produção textual, a fim de compartilharem lembranças e vivências. “O tema ‘Um passo no meu espaço’ nos abre inúmeras possibilidades, basta pensarmos no nosso papel enquanto cidadãos dentro da sociedade nos diferentes espaços e contextos que estamos inseridos”.

A vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen destacou que cada pessoa conquista o seu espaço conforme os passos que decide dar. “A grande maioria dos que estão presentes aqui têm ligação direta com a educação. Ela nos faz dar passos certeiros, porque os nossos passos decidem a vida de muitas pessoas, como caráter e futuro. O tema escolhido é riquíssimo, pois quantas vezes não nos preocupamos com o nosso caminhar, afinal ele nos leva a lugares que nunca imaginamos”.

Já o prefeito Danilo Bruxel relembrou dos eventos de lançamento das obras literárias anteriores e de como os escritores selecionados se emocionavam ao ouvirem seu nome. “Vários livros já foram lançados e sei o quanto isso representa para as pessoas que tem seu nome escrito nele. Essas pessoas são eternizadas. Além disso, o concurso não envolve apenas os alunos das escolas, mas também pais, familiares e vizinhos. Todos que participam já são considerados vencedores pelo simples fato de se mostrarem interessados em participar”. Para finalizar, parabenizou a equipe da secretaria de Educação pela iniciativa de dar continuidade a este projeto.

A produção de textos e pré-seleção nas escolas ocorre de 11 a 13 de julho. O prazo para entrega dos textos na secretaria de Educação é 14 de julho. O nome dos escritores selecionados será divulgado na primeira quinzena de novembro e o lançamento da obra ocorre no dia 22 de novembro. Regulamento e demais informações podem ser obtidas na secretaria de Educação.

Data de publicação: 11/05/2022