Dois anos após o início dos trabalhos da Comissão Arroio do Meio Pró-UTI foi entregue neste domingo, dia 1º, a conclusão da obra física da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José para a instalação dos 10 leitos adulto.

O ato realizado na casa hospitalar contou com a presença de líderes locais, médicos, colaboradores, comunidade e imprensa.

A construção que possui 400 metros quadrados e um investimento superior a R$ 2,9 milhões é resultado da união de esforços entre Poder Público, hospital e comunidade. O presidente da Comissão Arroio do Meio Pró-UTI, Joner Kern, relembrou as primeiras reuniões e o esforço dos integrantes da comissão na busca de recursos para viabilizar este projeto. “Nos reunimos com prefeitos de municípios do Vale do Taquari que possuem convênio com o hospital, realizamos lives, eventos beneficentes, além de contatos com parlamentares. Nosso agradecimento a toda a comunidade, à comissão e a todos que se envolveram de alguma forma. Enfrentamos problemas sim, mas não estávamos aqui para brincar. Com um passo de cada vez, chegamos onde estamos hoje”.

Diretor-geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, enalteceu a importância deste momento e quanto a UTI será importante após sua implementação. Após pronta poderemos salvar cerca de 180 vidas por ano. Essa primeira etapa representa o esforço de muitas mãos como comunidade, poder público, hospital e Legislativo. A meta agora é equipar a UTI com equipamentos que têm um alto custo, além de montar a equipe”. Destacou ainda que a etapa do prédio físico foi cumprida em um período difícil, enfrentando uma pandemia.

A diretora do hospital e vice-presidente da Rede de Saúde Divina Providência, irmã Clair Terezinha Agnes fez um agradecimento a todos que de alguma forma participaram da concretização deste sonho. “Temos um grande desafio pela frente, mas alimentamos a esperança e a confiança. Juntos vamos conseguir de fato colocar a UTI em funcionamento”.

Presente na primeira reunião para a implantação da UTI, o presidente do Legislativo, Marcelo Schneider, afirmou o quanto a população arroio-meense aguarda ansiosa por este projeto. “Aproveito a oportunidade para agradecer pelo trabalho realizado. Além disso, reforço que a Câmara de Vereadores é sempre parceira da comunidade e do poder público para qualquer benefício que seja em prol da saúde de Arroio do Meio”.

Para finalizar, o prefeito Danilo Bruxel destacou que a obra tem a participação da comunidade. Cumprimentou aos membros da comissão envolvidos nesta iniciativa e dos benefícios que a UTI pode trazer para o município. “Ainda temos etapas para serem concluídas, como equipá-la e buscar seu credenciamento, na qual a Administração já está trabalhando junto ao Ministério da Saúde. Vamos seguir trabalhando com o mesmo afinco para buscar isso e que este espaço possa ser concretizado o quanto antes”.

O Hospital São José possui 65 leitos operacionais, 197 colaboradores e um corpo clínico formado por 44 médicos. A casa hospitalar abrange 37 municípios do Vale do Taquari, além de ser referência nas especialidades SUS para todos os municípios da região.

Data de publicação: 02/05/2022