Nos dois últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando o acesso as consultas clínicas e especializadas. Conforme dados do Sistema Único de Saúde (SUS), houve uma ampliação de mais de 150% nas consultas, resultado da ampliação de profissionais médicos, onde foi acrescentado cinco médicos(as) na atenção básica.

O secretário de Saúde, Gustavo Kasper, salienta que para viabilizar este acréscimo de profissionais foram ajustados os espaços da UBS do Centro, com mais consultórios e um novo espaço denominado de Posto de Atendimento (PA), local que atende casos agudos sem a necessidade de agendamento. No local o horário é estendido até às 20h, sendo mais uma opção para os atendimentos na rede básica de saúde.

Os atendimentos das consultas pediátricas também contribuíram para esse aumento e tiveram ampliação nos seus agendamentos. Desta forma, passou a ter atendimento de livre demanda todos dias da semana pela manhã na UBS do Centro, além dos agendados e feitos nos cinco ESFs nos bairros.

“Nosso maior objetivo é oportunizar e facilitar acesso às consultas clínicas, para que nossa população possa consultar no princípio das doenças, evitando o agravamento e sofrimento das pessoas”, frisa Kasper.

O número de consultas vem crescendo de forma gradativa no município. Em 2019 foram realizadas 31.154 consultas. No ano de 2020 o número passou para 44.964 consultas. Em 2021 foram 57.571 consultas e o ano de 2022 encerrou com 78.676 consultas.

Data de publicação: 02/02/2023

Créditos das Fotos: Júlia Reis