O ato tem o objetivo de frisar a importância da prevenção e autocuidado, como forma de conscientização para o Outubro Rosa e Novembro Azul.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras), por meio do professor Cristiano Silva e a Liga Feminina de Combate ao Câncer promovem neste sábado, dia 29, mais uma edição da Caminhada das Sombrinhas. O ato tem o objetivo de frisar a importância da prevenção e autocuidado, como forma de conscientização para o Outubro Rosa e Novembro Azul. 

A comunidade é convidada a participar da ação que sairá às 8h30min da Rua de Eventos, passando pela rua principal e encerrando com uma pequena concentração no trevo de acesso do município. Pede-se que os participantes usem camisetas e sombrinhas nas cores rosa e azul. Após a caminhada, quem tiver interesse em dançar pode participar da aula de dança com o professor Cristiano na quadra coberta da Praça Flores da Cunha.

Sábado dedicado à prevenção

Já no último sábado, o Posto de Saúde do Centro contou com uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização para o câncer de mama e colo de útero. Ao total foram realizadas 46 coletas de pré-câncer, 40 encaminhamentos de mamografias, 36 verificações de pressão arterial e testes de glicose, além de 108 testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis, sendo 27 de HIV, 27 de Sífilis, 27 de Hepatite B e 27 de Hepatite C.

Para novembro, a secretaria de Saúde promove um sábado dedicado à saúde dos homens, alusivo ao Novembro Azul. A ação ocorre no dia 19 de novembro, das 8h às 11h, também no Posto de Saúde do Centro. 

Data de publicação: 27/10/2022

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!