Crianças colocam a mão na massa e preparam alimentos saudáveis

A Páscoa foi marcada por uma proposta diferente este ano nas Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis), com os alunos colocando a mão na massa. A ação foi desenvolvida pelo setor de Nutrição em conjunto com a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura, equipes diretivas e funcionárias das Eceis, com a substituição das tradicionais guloseimas açucaradas por opções saudáveis.
Na semana que antecedeu a Páscoa, as escolas prepararam cupcakes de cenoura e uva passa, sem adição de açúcar, além de outras atividades envolvendo a participação das crianças. As Eceis também confeccionaram ninhos que foram entregues aos alunos com alimentos elaborados por cada escola além de outros produtos com foco na alimentação saudável como caqui, pera, maçã, banana, massinha colorida, suco natural, uvas passas e ameixas secas.
Conforme a nutricionista Carolina Kraemer, a proposta tem por objetivo incentivar e reforçar o cuidado com a alimentação saudável praticado dentro do ambiente escolar, com cardápios alimentares e orientações elaboradas pela nutricionista responsável. "É nosso dever enquanto instituição escolar promover a educação alimentar, através do incentivo ao desenvolvimento de preferências alimentares adequadas e conscientização das famílias para evitar o surgimento de diversas doenças ainda na infância e muitas outras futuramente, para que se tornem adultos saudáveis. A escola é um local de promoção de hábitos saudáveis, então nada mais correto do que darmos continuidade nessa construção também nas datas comemorativas”.
O embasamento se dá por meio das regras estabelecidas pela Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, que proíbe a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para crianças até três anos de idade. As orientações são do Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Data de publicação: 18/04/2022

Compartilhe!