Centenas de pessoas prestigiaram a primeira edição em Forqueta

Centenas de pessoas prestigiaram no sábado, dia 19, a primeira edição da Feira de Saúde “Quem ama cuida”. A ação foi realizada na Associação Esportiva Forquetense, no distrito de Forqueta, disponibilizando diversos serviços de saúde para a comunidade, desde a aplicação de vacinas até a participação de alunos da Univates de cursos da área da saúde.

Além disso, o evento contou com o apoio de demais entidades do município como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Atendimento Psicossocial (Casa Branca), Hospital São José, Rotary, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Escola Municipal Professor Arlindo Back e empreendedores do roteiro turístico Caminhos da Forqueta.

O secretário de Saúde, Gustavo Kasper, ressaltou que a saúde sempre foi uma das principais bandeiras da Administração e a prova disso é a retomada das feiras de saúde. “No ano passado tivemos muitas dificuldades em virtude da pandemia, no entanto, temos a previsão de realizar mais três feiras de saúde no decorrer deste ano”. Reforçou que o momento da saúde pública não é um dos mais fáceis, mas pediu a compreensão da população junto aos serviços de saúde, pois os profissionais estão dando o seu melhor para atender a todos da melhor forma.

Moradora da comunidade e secretária de Educação, Iliete R. Winck falou da alegria e satisfação em poder prestigiar a primeira feira de saúde no distrito, assim como ver a participação da escola neste evento com seus projetos de prevenção à saúde. “É na escola que isso começa. São atitudes que as crianças estão desenvolvendo e que levam para a vida toda”.

O prefeito Danilo Bruxel recordou da época em que era secretário de Saúde, momento em que o município deu início às feiras de saúde. “Os resultados destes eventos são muito positivos e nada mais justo do que dar continuidade a elas. É um compromisso que temos de fazer com que as pessoas se cuidem mais e para isso é preciso investir cada vez mais na saúde”.

Moradora da localidade, Lurdes Petry Schmitz não se intimidou com o tempo fechado e participou do evento buscando serviços como verificação de pressão arterial, diabetes, colesterol, avaliação nutricional e fisioterapia. “Essas iniciativas são muito importantes, pois quantas vezes as pessoas precisam fazer algum exame e não tem como se deslocar até o Centro, principalmente pessoas de idade. A Administração está de parabéns com essa iniciativa” concluiu a moradora.

Data de publicação: 28/03/2022

Créditos: Jean Hinterholz