Administração estuda a possibilidade de realizar um leilão com veículos sem condições de uso e posterior aquisição de novos

As condições das máquinas, caminhões e demais equipamentos públicos têm desafiado a Secretaria Municipal de Obras. Ao assumir a pasta, o secretário Rodrigo Kreutz se deparou com diversos equipamentos estragados ou sem a devida condição de trabalho. Além disso, o posto de lavagem está interditado pelo Ministério Público desde 2024, o que dificulta as atividades e onera custos para o município. 

Em busca da solução, a equipe já iniciou as adequações apontadas pelo Ministério Público, incluindo a limpeza de um separador de óleo mais a instalação da segunda unidade, limpeza dos canos e instalação de canaletas na rampa da oficina, destinação correta de óleo, pneus, galões usados e todo lixo existente no pátio, limpeza do aterro e preparo da área para o plantio de árvores.

Segundo Kreutz, a parte elétrica dos veículos estava bastante comprometida e vem sendo reparada. Outra realidade é o tempo de uso das máquinas e dos caminhões, que necessitam de manutenção constante, o que gera custo elevado e contínuo aos cofres públicos. “A última vez que o município adquiriu um caminhão caçamba foi há 11 anos”, afirma. A solução é a renovação da frota. Para viabilizar isso, a administração estuda a possibilidade de realizar um leilão com veículos sem condições de uso e posterior aquisição de novos. “As máquinas mais antigas, além de terem um custo alto de manutenção, passam muito tempo na oficina. E uma máquina ou um caminhão parados, dificultam a realização do serviço. Afeta o cronograma da semana e o avanço no atendimento às demandas da comunidade”, relata.

O responsável pela oficina, Mateus Kortz, afirma que os reparos emergenciais da frota estão sendo realizados, o que impacta no andamento dos trabalhos, já que em algumas situações o conserto pode levar dias. Ele observa que a falta de manutenção regular pode causar danos expressivos, o que torna o conserto mais oneroso para o município. “Nosso maior desafio tem sido regularizar o estado das máquinas para poder trabalhar com agilidade e eficiência. Assim que essa etapa for concluída, seguiremos a manutenção regular, com um controle mais preciso das melhorias executadas em cada veículo, o que vai facilitar as próximas intervenções, bem como ter a dimensão de investimento que tem sido feito naquele veículo ou máquina.”

Data de publicação: 06/02/2025

Créditos das Fotos: Daiane Kalsing