Um dos maiores eventos culturais do município foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, dia 10. A solenidade de abertura da CulturArte 2022 ocorreu na Casa do Moinho, em Dona Rita, na presença de autoridades, equipes diretivas das Escolas Comunitárias de Educação Infantil, Escolas Municipais de Ensino Fundamental, do Colégio Bom Jesus São Miguel e Colégio Estadual Guararapes. O momento ainda contou Grupo Teatral FoiceAcena que encenou a peça Romeu e Julieta.

Até o dia 31 de agosto ocorre a atividade “Vem...conta uma história pra mim”!, onde ex-professores da rede municipal de ensino promovem um movimento de contação de histórias. No mesmo período ocorrem as apresentações artísticas de grupos instrumentais e de canto coral em comércios, indústrias e grupos das comunidades em que estão inseridos por meio do “Eu canto e encanto este espaço”.  As demais atividades incluem exposição na Casa do Museu, encontro de corais, escritores presentes, Mostra Pedagógica da Educação Infantil, Palco Aberto de Talentos, entre outras.

O evento se estende até o dia 09 de setembro com diversas atrações que ocorrem na quadra coberta da Praça Flores da Cunha e Rua de Eventos, entre elas a 30ª Feira do Livro que movimenta alunos e comunidade arroio-meense.

A secretária de Educação e Cultura, Iliete R. Winck destacou que o evento anual é ansiosamente esperado por todos. “A CulturArte vem acontecendo há anos e sempre desperta nos munícipes o gosto e prazer pela leitura”. Para a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, a CulturArte é um evento que mostra a cara da educação arroio-meense e o que o setor faz a favor da cultura. “Parabéns a todos que de uma ou de outra forma sempre se empenharam em fazer a história de Arroio do Meio ser tão rica”.

O prefeito Danilo Bruxel relembrou o início da CulturArte, que teve sua primeira edição em 2003. “Um evento que começou quando eu era prefeito. É uma satisfação muito grande ver que as Administrações passadas deram continuidade a esse projeto tão importante para a educação de Arroio do Meio. Que todos se sintam convidados e motivados a fazer uma CulturArte para ficar na memória de cada um”.

A CulturArte abrange 10 Escolas Comunitárias de Educação Infantil, 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, uma escola estadual, uma escola particular e comunidade em geral.

Data de publicação: 11/08/2022