Além de Forqueta, também serão beneficiadas as comunidades de Arroio Grande - nas proximidades do Mercado Ritt, e em Palmas - no arroio Bicudo.

Teve início nesta quarta-feira, dia 29, no Camping do Irineu, às margens do rio Forqueta, o Programa Desassorear RS, do Governo do Estado. O anúncio do município como um dos contemplados ocorreu em solenidade conduzida pelo governador Eduardo Leite, em Bento Gonçalves. A ação visa mitigar os impactos de eventos climáticos a partir de remoção de material acumulado no leito de recursos hídricos.

Durante o anúncio, a vice-prefeita Andréa Susana Lange Barth, que acompanhou o início do trabalho de desassoreamento no município, conversou com o governador Eduardo Leite por meio de vídeo chamada. Na oportunidade, Andréa agradeceu aos proprietários do camping que entenderam a importância desse projeto, permitindo a abertura de um acesso na propriedade para viabilizar o trabalho, que dará mais vazão ao rio, beneficiando lavouras e agricultores. “A retirada destes sedimentos também irá beneficiar a mata ciliar, assim como a natureza e a qualidade da água”. 

Arroio do Meio foi contemplado com R$ 553 mil para custear o trabalho de desassoreamento, que envolve retroescavadeiras, patrolas e caminhões. O serviço será executado por uma empresa contratada pelo Estado por meio de processo licitatório. Além de Forqueta, também serão beneficiadas as comunidades de Arroio Grande - nas proximidades do Mercado Ritt, e em Palmas - no arroio Bicudo.

Voltado para municípios que decretaram situação de calamidade ou emergência devido aos últimos eventos climáticos, o programa tem por objetivo realizar o desassoreamento de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais, por meio de uma parceria entre Estado e municípios.

Data de publicação: 29/01/2025

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing