O evento ocorreu na última terça-feira, dia 7, no Salão Católico do bairro Aimoré, sob organização da Defesa Civil do Município.
Com expressiva presença da comunidade e representatividade de grupos e entidades, a Administração Municipal promoveu a primeira reunião comunitária do ano, com o objetivo de debater sobre o Plano de Contingência contra desastres naturais. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 7, no Salão Católico do bairro Aimoré, sob organização da Defesa Civil do Município.
O Prefeito Sidnei Eckert abriu os trabalhos da noite, salientando a importância da construção coletiva do plano, como forma de prevenir e amenizar os estragos causados pelas intempéries climáticas. Eckert convidou arroio-meenses que participaram da viagem de estudos realizada em outubro passado aos municípios de Rio Sul, Chapecó, Blumenau e Tubarão, para compartilhar suas experiências sobre a visita a estas cidades que se reestruturaram com um plano efetivo, após passarem por experiência semelhante a qual o Vale do Taquari vivenciou em maio passado.
A reunião seguiu com o Chefe da Defesa Civil de Arroio do Meio, Tenente Coronel, Fábio Kuhn, que coordenará o grupo de trabalho permanente, formado por representantes da comunidade, para a elaboração de um plano condizente com a realidade do município. “Contingência é o que não está no nosso controle. O plano deve ser claro e funcional, onde cada cidadão sabe o que fazer na hora do desastre”, explica.
Segundo Kuhn, o plano deve contemplar quatro fases bem definidas, que vão desde a prevenção, preparação, resposta e recuperação, considerando que os desastres podem ser de causas biológicas, hidrológicas, climáticas, tecnológicas, ecológicas e meteorológicas. “Em Rio do Sul e Blumenau, existe um grupo de ações coordenadas, que é acionado sempre que necessário, para coordenar todas as ações nos municípios, diante de qualquer desastre”, contextualiza. Os próximos passos são a formação do grupo de estudos, para início dos debates e posterior elaboração do plano.
Visita à sede da Defesa Civil do Estado:
No mesmo dia da reunião, Eckert, Kuhn e o Secretário de Planejamento, Pedro da Silva, estiveram na sede da Defesa Civil do Estado, onde conheceram a Sala de Situação, onde ocorre o monitoramento de todos os sistemas climáticos do Rio Grande do Sul. A sala é conectada com a Defesa Civil de Brasília e regionais, incluindo o Vale do Taquari, com acompanhamento 24 horas, e emissão de alertas para todos os municípios do Estado.
Data de publicação: 10/01/2025
Créditos: Maica Viviane Gebing
Créditos das Fotos: Maica Viviane Gebing