Cisterna tem capacidade de 1 milhão e 200 mil litros.
Um exemplo de iniciativa consciente para o armazenamento de água está sendo finalizado nesta semana na propriedade de Germano Kafer, em Linha 32. Com o apoio da secretaria de Agricultura, o agricultor investiu cerca de R$ 77 mil na construção de uma cisterna para armazenamento da água da chuva com capacidade de 1 milhão e 200 mil litros.
Nesta segunda-feira, dia 31, a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, o secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz e o secretário de Administração, Aurio Scherer, foram conferir o investimento realizado. A secretaria de Agricultura auxiliou a família Kafer na escavação do buraco e no auxílio para a colocação de canos para a captação da água do telhado dos galpões.
A cisterna será utilizada para o consumo dos animais e resfriamento das 70 vacas da propriedade. Já a água será captada pelo telhado dos galpões, num total de 500 metros de captação. Sua construção está sendo feita por uma empresa de Santa Catarina. A iniciativa foi elogiada pela equipe da Administração, pois expressa a necessidade de um armazenamento e consumo consciente da água da chuva, além de incentivar a sucessão rural. A ideia também é resultado do Seminário da Água realizado no ano passado na localidade.
Germano e o filho Lucas ressaltam que a iniciativa para construir a cisterna se deu principalmente após os problemas enfrentados nos últimos dois anos em decorrência da estiagem. “A demanda de animais cresce com frequência e essas dificuldades foram sentidas ainda mais nos dois anos com a forte estiagem que atingiu o município, além dos eventuais problemas que ocorrem na rede de água da localidade”, salienta Lucas.
Data de publicação: 03/08/2023
Créditos: Daiane Laís Kalsing
Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing