A Administração Municipal por meio da secretaria de Educação e Cultura, inaugurou nesta terça-feira, dia 04, a sala do curso de Robótica. O espaço tem o intuito de desenvolver habilidades na área de robótica, impressão 3D e programação eletrônica de equipamentos. A solenidade ocorreu nas dependências da secretaria na presença de autoridades, equipes diretivas das escolas, alunos do curso e familiares.

O espaço instalado no prédio da secretaria de Educação é disponibilizado pelo programa Include, do Instituto Campus Party de São Paulo. No local há mobiliário, equipamentos eletrônicos para ensino de robótica, computadores, internet de alta velocidade e material didático, sendo tudo oferecido de forma gratuita.

As aulas do curso vêm ocorrendo desde outubro de 2022, sendo oferecidas somente para as turmas dos 9º anos. Em 2023 as aulas estão sendo oferecidas aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. São 60 alunos matriculados divididos em quatro turmas, com aulas nas quartas e quintas-feiras, no turno da tarde com o apoio do facilitador Marlon Maia e do monitor Miguel Hammes. A secretária de Educação e Cultura, Iliete R. Winck destaca que a sala de Robótica é uma grande conquista para a educação, pois professores e estudantes têm a possibilidade de experienciar uma nova metodologia que estimula a autonomia, a criatividade e a organização.

A vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen ressaltou a importância dos pais estarem presentes neste momento e por acreditarem no projeto. “Que vocês alunos possam usufruir dessa oportunidade que é para poucos, já que no Vale do Taquari, somente o município de Arroio do Meio possui um laboratório de tecnologia neste nível”. Já o prefeito Danilo Bruxel enfatizou que muitas empresas do município aguardavam por este projeto, visto que boa parte delas já utiliza da tecnologia na parte de produção. “Vocês alunos são privilegiados por contarem com este espaço para adquirir ainda mais conhecimento. A iniciativa faz com que possamos formar e qualificar ainda mais os nossos jovens”.

Na noite também se manifestaram a coordenadora do Include no Rio Grande do Sul, Alexandra Cemin, o ex-prefeito Klaus Werner Schnack que foi em busca do recurso em 2019 para o município e o Secretário Estadual de Assistência Social, Beto Fantinel.

Data de publicação: 13/04/2023