Atualmente mais de 900 crianças estão sendo atendidas nas escolas infantis do município.

As ruas do município ganharam um colorido especial no último sábado, dia 17 de dezembro, com o desfile das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs). O ato contou com a participação das educadoras, funcionárias e as famílias das crianças matriculadas nas dez Eceis do município. O trajeto que iniciou em frente à Secretaria de Educação e Cultura, encerrou na quadra coberta da Praça Flores da Cunha com a presença de personagens infantis.

O momento foi marcado pela culminância do Projeto Semearte, onde neste ano as educadoras desenvolveram ações e atividades sobre o eixo temático: Momento de Semear. As ações envolveram as crianças com experiências lúdicas, propiciando o direito de desenvolver sua identidade e percepções de mundo pelo prazer e pela curiosidade.

Lilian Reichert e Vagner Horn são pais do pequeno Lucca, de 1 ano e 8 meses. Aluno da Ecei Criança Esperança, os pais destacam que a ação realizada na manhã deste sábado é um momento de integração das famílias para estreitar a parceria com as escolas de educação infantil. “O atendimento que temos nas ECEIs do município é de excelente qualidade. Como pais, podemos trabalhar tranquilos pois sabemos que nossos filhos estão sendo bem cuidados”.

Alunos da Ecei Atalaia, os irmãos Jeremias Oliveira Wolfart (1 ano e 6 meses) e Mariah Oliveira Wolfart (2 anos e 10 meses) participaram do desfile na companhia da mãe Graciela de Oliveira Barros e da tia Tatiane. “O desfile é um momento de integração das crianças, pois conhecem os colegas fora da escola, além de participar de um momento de extrema importância para o desenvolvimento delas”.

A Secretaria de Educação e Cultura agradece pela participação das educadoras e das famílias no desfile. “O sentimento é de gratidão, por acreditarem no trabalho realizado através da parceria, contribuindo para a realização efetiva das propostas e realização de mais um momento tão especial para as crianças, familiares e comunidade”, destaca a coordenadora da Educação Infantil, Adriana Hammes.

Obras e ações que disponibilizaram o aumento das matrículas nas Escolas de Educação Infantil

  • Ampliação de duas salas na Emef Dona Rita, oportunizando o atendimento das crianças da pré-escola e viabilizando mais vagas na Ecei Professora Rita;
  • Reorganização dos espaços na Ecei Pimpolho de Rui Barbosa, oportunizando a criação de mais uma turma para atendimento;
  • Atendimento da etapa pré-escola na Emef Bela Vista, oportunizando mais vagas na Ecei Criança Esperança;
  • Reforma da Escola São Paulo, disponibilizando sessenta novas vagas, na etapa creche;
  • Ampliação de duas salas na Ecei Raio de Sol.
  • Em janeiro de 2021 havia uma demanda de 221 famílias aguardando vaga nas Eceis, chegando em março do mesmo ano a 317 inscrições.  
Com planejamento e trabalho foram realizadas ações e a concretização de obras que geraram 400 novas vagas no ano de 2022. Atualmente mais de 900 crianças estão sendo atendidas nas escolas infantis do município.

Data de publicação: 21/12/2022

Créditos: Daiane Laís Kalsing

Créditos das Fotos: Daiane Laís Kalsing

Compartilhe!