Galpões serão construídos nos sistemas Free Stall e Compost Barn

A Administração Municipal, por meio da secretaria de Agricultura realizou recentemente a terraplanagem para a construção de três galpões, sendo um no sistema Free Stall e dois no sistema Compost Barn. Os serviços foram feitos nas localidades de Forqueta e Forqueta Baixa, beneficiando três famílias que trabalham com a bovinocultura de leite. Na última semana o prefeito Danilo Bruxel, a vice Adriana Meneghini Lermen, o secretário de Administração, Aurio Scherer, o secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz e o vereador Roque Haas foram conferir os serviços executados.

Com um investimento de R$ 150 mil, o agricultor Marcos Schwarzer, de Forqueta Baixa, irá construir um galpão de 180m² no sistema Free Stall. O método de criação de gado em confinamento permite um melhor controle térmico, protegendo o animal contra raios solares e outras condições extremas. Além disso, as vacas leiteiras sofrem menos com o estresse e outras doenças.

Schwarzer possui um total de 40 vacas. Destas, 25 serão alojadas no sistema de confinamento e as demais continuam no pasto. Pretende desta forma, aumentar a produtividade e lucrar com a produção, garantindo ao mesmo tempo o conforto dos animais. Hoje a produção de leite é de 337.806 litros por ano, sendo 38.150 litros mensais com uma média diária de 938 litros.

Com o objetivo de melhorar os índices produtivos de produção leiteira, o agricultor Carlos Berwanger, de Forqueta, com o auxílio dos filhos Bruno e Samuel, investe na construção de um galpão no modelo Compost Barn. O sistema consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas, garantindo conforto aos animais e um local seco para ficarem, assim como a compostagem do material da cama. Além disso, possibilita o uso correto de dejetos orgânicos provenientes da atividade leiteira.

A construção do galpão de 1.300 m², com sala de ordenha inclusa, terá um investimento de R$ 600 mil. A ideia é alojar 40 vacas com cama e outras 30 sem cama para terneiras em estágio de recria para futuras vacas. Atualmente, o produtor conta com 28 vacas que produzem cerca de 460 litros de leite por dia, com uma média mensal de 13.821 litros e anual de 165.858 litros.

O mesmo modelo de galpão irá ser construído na propriedade de Normélio Franz, em Forqueta. Com o apoio do filho Leonardo, a família investirá R$ 350 mil em uma estrutura de 1.200 m². No espaço pretende alojar cerca de 100 animais entre novilhas e vacas secas, além de salas pré-parto e de parto. Hoje, a propriedade conta com 145 animais, entre vacas e novilhas, que produzem uma média 1.131 litros de leite por dia, sendo 33.956 litros por mês e 407.474 litros por ano.

Para o prefeito Danilo Bruxel, os investimentos feitos pelos agricultores são importantes pois trazem retorno para o município. “Além trazer benefício aos agricultores, o investimento incentiva a sucessão familiar no meio rural”, destaca.

Data de publicação: 16/12/2022