Fórum de Entidades foi realizado com cuidados de higienização e distanciamento na ACISAM.
Publicado em 01 JUN 2020
GESTÃO PÚBLICA - Fórum de Entidades analisa cenário atual e debate ações pós pandemia

ARROIO DO MEIO – Com o objetivo de socializar o momento atual e construir um novo cenário pós pandemia de coronavírus, a Administração Municipal Comunidade e Família promoveu um Fórum de Entidades na tarde da quarta-feira, 27, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (ACISAM). O evento contou com o acolhimento de profissionais da saúde, que recepcionaram os convidados com álcool gel e providenciaram outros cuidados referentes ao distanciamento físico e higienização dos microfones, visando a segurança dos envolvidos. Estiveram presentes representantes dos Poderes Público e Legislativo, comércio, indústrias, turismo, artesãs, agricultores, construção civil, Hospital São José e imprensa.

O Prefeito Klaus Werner Schnack iniciou o encontro lembrando que, além da situação de Calamidade Pública declarada em março em virtude da pandemia, Arroio do Meio também está em Estado de Emergência desde janeiro, em virtude da maior estiagem das últimas décadas. O Secretário da Saúde, Gustavo Zanotelli, relatou números da Saúde e da Assistência Social dentro do contexto do coronavírus. Diretor do Hospital São José, José Clóvis Soares, explanou as dificuldades que o Hospital vem enfrentando, com menor taxa de internações e cirurgias, inflação sobre insumos e medicamentos e a continuidade do custo fixo de manutenção da instituição. Ainda foram apresentados números sobre recursos emergenciais, agricultura e comércio.

Na sequência, o empresário Gilmar Borscheid salientou a importância da reflexão sobre a retomada da economia. “Temos que nos encorajar e cada um fazer a sua parte com segurança”. A Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonísia Kunzler, relatou as dificuldades enfrentadas pelo comércio, que sofreu restrições no atendimento e vendas diretas ao cliente em virtude da pandemia. Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISAM), Adailton Cé, parabenizou o empenho das autoridades e equipe de saúde pela condução do cenário. Os agricultores Paulo Grassi e Leonardo Graeff falaram em nome do Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (CONAR) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), relatando as dificuldades que os produtores rurais vêm enfrentando em virtude da estiagem, somada à pandemia. “A chuva parou em novembro. É a pior seca em 40 anos, perdemos mais de 50% da produção”, relata Grassi. Presidente da Associação dos Profissionais e Empresas da Construção Civil, Imobiliário e Afins (APRECIAM), João Carlos Hilgert, reforçou a importância do planejamento e do plano diretor para as novas oportunidades pós Covid-19. Presidente da Cooperativa de Transportes Valelog, Adelar Stefler, afirmou que é possível seguir as atividades com os devidos cuidados de higiene e distanciamento recomendados pelos órgãos de saúde. Já o empresário Fernando Ferstenseifer, sensibilizou os presentes para a importância de valorizar o que é local. “Precisamos de um bairrismo positivo, valorizar e comprar o que é nosso, fazer os recursos circularem na nossa economia, prestigiar nosso comércio, indústria e produto local”, enfatizou.

Encerrando a rodada de debate, o Presidente da Comissão Pró UTI, Joner Frederico Kern, relatou os desafios da área do Turismo e os esforçou que estão sendo feitos para a construção da Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital São José, numa parceria entre Poder Público, empresas, entidades e comunidade. “Há coisas boas acontecendo nesse momento de dificuldades. O prefeito Klaus nos instigou e é o momento da comunidade se abraçar para realizar esse antigo sonho de ter uma UTI no nosso Município”, destacou Kern. Para concluir, a representante da Secretaria de Educação e Cultura, Marlise Führ, fez breve relato sobre as ações do município para o retorno das atividades pedagógicas não presenciais, por meio de plataforma digital, que seguirão durante o mês de junho. “Buscamos alternativas e nos reinventamos para manter o contato com nossos alunos e famílias. O momento exige organização, planejamento e engajamento de todos”, afirma. “Talvez nunca estivemos tão próximos, apesar da distância física imposta pelo vírus”, concluiu.

Schnack encerrou o encontro com um agradecimento especial. “Agradecer à toda a comunidade, que nos dá condições para seguir atuando com equilíbrio diante dessa situação, onde cada dia é um dia”, ressaltou. O Chefe do Executivo agradeceu as contribuições dos presentes e afirmou que todas as questões levantadas serão debatidas e avaliadas para avançar com um plano de ação voltado para o coletivo. “Nós estamos gestores e nossa função é coordenar os recursos que são de toda a comunidade”,