Administração Municipal e moradores acompanham pavimentação no trecho Dona Rita, enquanto obras seguem por Arroio Grande.
Publicado em 01 JUN 2020
ERS 482 - Trecho de Dona Rita é asfaltado e Secretaria de Obras avança para estrada Geral Arroio Grande

Foi concluída nessa quarta-feira, 27, a pavimentação asfáltica de 1,186 quilômetro da ERS 482/Estrada geral de Dona Rita. A obra parte do asfalto executado em 2018, até as proximidades da ponte sobre o Arroio Grande, após semanas de preparo da via através do programa Passo à Frente, sob coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Obras. O avanço é fruto do esforço e construções jurídicas e administrativas do Prefeito Klaus Werner Schnack junto à direção geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a partir de um termo de cooperação firmado, que prevê manutenção e conservação da rodovia por parte da Administração Municipal.

A próxima etapa contempla a estrada geral de Arroio Grande, onde os serviços já iniciaram. Juntos, os dois trechos somam mais de dois quilômetros de pavimentação asfáltica. Desde o início da semana, a equipe coordenada pelo Secretário Paulo Volk, trabalha no segundo trecho. No local estão sendo executados escavação das valas, drenagem e terraplenagem, para posterior base e imprimação. A pavimentação desse trecho parte do asfalto existente até as proximidades da ponte que dá acesso ao Morro Gaúcho. A previsão de investimentos é de R$ 1,5 milhão, provenientes de recursos da cessão onerosa do Pré-Sal e próprios do Município.

Entre os moradores felizes com a conquista, estão Auri Dressler, 68 anos, morador da localidade desde que nasceu. Ele relata os transtornos da poeira oriunda do movimento da via estadual, conhecida pelo fluxo de caminhões responsáveis pelo escoamento de produção. “Tinha poeira até nas roupas guardadas no roupeiro”, afirma, endossado pela esposa Margarete. A moradora e empreendedora Alessandra Raaschen também afirma que além de acabar com a poeira, o asfalto traz benefícios para o seu empreendimento no ramo de vidros. “É um sonho aguardado por anos se concretizando para nossa comunidade”, comemora.

Saiba mais: Em 2017 foi executado um quilômetro de asfalto pela estrada geral Dona Rita, por parte do Governo do Estado. Em 2018 o Município avançou com mais um quilômetro de pavimentação sobre a base pré executada, partindo do trecho asfaltado em 2017, numa parceria entre Município e DAER. Em 2019 foi realizada a sinalização dos dois quilômetros asfaltados.