Decreto com detalhes
Publicado em 20 MAR 2020
ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS - Arroio do Meio decreta estado de calamidade pública e restrições de serviços como forma de prevenção

ARROIO DO MEIO – O Município de Arroio do Meio decreta estado de calamidade pública através do decreto 2.550, de 20 de março de 2020, e dispõe medidas para o enfrentamento de emergência ao surto epidêmico de coronavírus Covid-19. A decisão aconteceu de forma conjunta na manhã dessa sexta-feira, 20, quando o prefeito Klaus Werner Schnack participou da reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari – AMVAT. Uma das medidas imediatas decreta a restrição do funcionamento de bares, restaurantes e lancherias até às 20h, a partir de hoje, com possibilidade de agendamento e tele-entrega após esse horário.

COMÉRCIO, ESCOLAS E INDÚSTRIA: A partir de segunda-feira, 23, estão proibidas as atividades e serviços privados não essenciais, com fechamento de lojas, academias, casas de festas e ginásios esportivos. Da mesma forma, o fechamento total de escolas, indústrias calçadistas e afins. Seguem funcionando farmácias, clínicas de atendimento de saúde, mercados, padarias, agências bancárias, lotéricas, restaurantes, postos de combustível e locais de alimentação desses espaços, respeitando o limite de horário até às 20h e regras básicas de higienização detalhadas no decreto.

VELÓRIOS: Fica determinado o período máximo de quatro horas para a realização de velórios, com restrição para familiares e pessoas mais próximas, para não formar aglomerações.

SERVIÇOS PÚBLICOS: Em relação ao atendimento público, os serviços realizados pelas Secretarias Municipais ficam restritos a casos emergenciais, com redução do número de servidores, mediante sistema de escala e plantão.

SERVIÇOS DE SAÚDE: A Secretaria Municipal da Saúde concentrará os atendimentos para suspeitos de coronavírus no Posto de Saúde Central, com fechamento das unidades de saúde dos bairros e distritos. Exames e consultas de rotina estão CANCELADOS por tempo indeterminado. O Secretário Gustavo Zanotelli solicita que as pessoas liguem para o Tele Saúde antes de buscar auxílio nos postos de casa, através dos fones (51) 3716 1275, 996667590, 99699 5842, 99678 4318, 99626 6616, 996742327 e 99794 6857. O primeiro atendimento deverá acontecer por telefone, com deslocamento de equipe de saúde até a residência do paciente quando necessário. “Não saiam de casa antes de contatar com o serviço de saúde”, reforça.

Saiba mais – medidas por tempo indeterminado:

**A partir de segunda-feira, 23, NÃO HAVERÁ atendimento médico nas unidades de saúde dos bairros Bela Vista, São Caetano, Rui Barbosa e Navegantes, que estarão atuando apenas com uma secretária para entrega de medicamentos e orientações básicas. Os médicos dessas unidades estão apoiando nos atendimentos do Posto de Saúde Central e Hospital São José;

**ESF do bairro Aimoré será EXCLUSIVO para atendimentos a gestantes e crianças - Ginecologia e Pediatria - e sistema regular de vacinas;

**Posto de Saúde Central EXCLUSIVO para casos suspeitos de coronavírus e demais sintomas gripais;

**O Hospital São José será referência para os casos urgentes.

Mais detalhes no decreto municipal, através do link: http://portal.arroiodomeiors.com.br:8083/?secao=download&sub=menu&id=13094

Fotos: Reprodução